Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 22 de Setembro de 2006 às 18:34

    Imprimir


O buraco na camada de ozônio sobre a Antártica está maior que no ano passado, e está chegando ao recorde de 29 milhões de quilômetros quadrados observado em 2000, disse na sexta-feira a Organização Meteorológica Mundial.

Geir Braathen, principal especialista em camada de ozônio da agência da ONU, disse que a redução no ozônio começou mais tarde no inverno deste ano, quando as baixas temperaturas desencadeiam reações químicas que decompõem a camada atmosférica que filtra a radiação solar prejudicial à saúde.

"A redução do ozônio começou bem tarde, mas, quando começou, ocorreu muito rápido", disse Braathen a jornalistas em Genebra."O buraco cresceu para um nível que ultrapassa o do ano passado, e está se aproximando, se não igualando, do tamanho de 2003, e também do de 2000", disse ele.

Embora o uso dos clorofluorcarbonetos (CFC) tenha sido reduzido, segundo Braathen grandes quantidades de cloro e bromo ainda permanecem na atmosfera, e continuarão causando reduções na camada de ozônio por muitos anos.

"Nas próximas décadas nossa expectativa é de observar buracos recorrentes do tamanho que observamos agora", disse ele. A OMM e o Programa Ambiental da ONU (Unep) disseram em agosto que a camada protetora provavelmente voltaria aos níveis de antes de 1980 até 2049, sobre a maior parte da Europa, da América do Norte, da Ásia, da Austrália, da América Latina e da África.

Na Antártica, a camada só se recuperará em 2065, disseram as agências.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/274028/visualizar/