Sema distribui mudas de árvores no Parque Mãe Bonifácia
A programação elaborada pela Sema começou na última segunda-feira (18/09) e será encerrada logo mais as 17 horas. Quem comparecer ao Casarão, no Mãe Bonifácia, poderá levar para casa mudas de árvores frutíferas e ornamentais que são próprias para o plantio em calçadas e quintais. Segundo o superintendente de Educação Ambiental, Costa Júnior, se houver necessidade uma nova quantidade de mudas será disponibilizada à população.
Na manhã desta quinta-feira houve o plantio simbólico de mudas de três arvores que foram escolhidas - através de uma eleição feita pela internet – como árvores símbolos de Mato Grosso. O pequizeiro representa o bioma Cerrado, a Piúva (Ipê Roxo) o Pantanal e a Seringueira o bioma Amazônico. O plantio foi feito pelo secretário adjunto de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luis Henrique Daldegan, e pelo secretário de Educação de Cuiabá João Valente.
A distribuição de mudas faz parte do projeto Plante Sua Árvore, idealizado pela Sema e que tem como objetivo devolver à Cuiabá o titulo de “Cidade Verde”, por meio do plantio de mudas em avenidas, ruas, praças públicas e quintais. A Sema faz a doação de mudas e fornece orientações técnicas à população para que o plantio seja feito corretamente. Durante a programação desta quinta-feira também foi feita a entrega dos certificados para os vencedores da Gincana Ambiental realizada pela Sema com a participação de alunos de escolas públicas e particulares da capital. A pequena Alicia Maria Néri, de apenas sete anos, por exemplo, apresentou a melhor poesia sobre árvore e foi premiada. Ela cursa a segunda série primária no Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Já os alunos da quinta série da escola municipal Maria Lucila, localizada no bairro Jardim Ubirajara em Cuiabá, apresentaram o melhor projeto sobre meio ambiente. O grupo elaborou um projeto de canalização do córrego Ouro Fino. Como no bairro não há rede de esgoto todo o dejeto doméstico é deposito no córrego e corre a céu aberto provocando mal cheiro que incomoda os moradores. O esgoto depositado in natura no Ouro Fino tem como destino o rio Cuiabá, um dos principais responsáveis pela formação do Pantanal Mato-grossense. O projeto dos alunos pedindo a canalização do córrego foi entregue à secretaria de Meio Ambiente (Sema) e repassado posteriormente ao prefeito de Cuiabá e ao governador Blairo Maggi.
Comentários