Datafolha aponta vitória de Lula no 1° turno
O candidato petista obteve 50% das intenções de voto, um ponto a menos que na pesquisa passada. Alckmin conquistou 28% dos entrevistados, um ponto acima do obtido na última sondagem. As duas oscilações estiveram dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.
Em relação aos outros dois levantamentos feitos após o início do horário eleitoral, Lula manteve-se no mesmo patamar, oscilando entre 49, 51 e 50 pontos. O candidato tucano manteve discreta rota de ascensão, partindo dos 25 para os 27 pontos e agora para os 28.
A candidata do Psol, Heloísa Helena, obteve 9% dos votos, mesmo patamar da pesquisa anterior. Na primeira pesquisa depois do horário eleitoral, a presidenciável tinha 11% e caiu para 10% na sondagem seguinte. Desde então, mantém-se nos nove pontos.
Os candidatos Luciano Bivar (PSL), José Maria Eymael (PSDC), e Rui Pimenta (PCO), não pontuaram. Os candidatos do PDT, Cristovam Buarque, e do PRP, Ana Maria Rangel, tiveram 1% das intenções. Votos brancos e nulos somaram 4%. Indecisos, 6%.
2° turno
O Datafolha simulou um segundo turno entre Alckmin e Lula. O candidato do PT levaria disputa com 55% dos votos, percentual que manteve estável como nas outras três pesquisas anteriores. Alckmin obteve 38% das intenções, um ponto a mais que na pesquisa anterior.
O instituto também questionou os eleitores sobre o atual governo. Dos entrevistados, 46% disseram considerar a gestão petista ótima ou boa - número dois pontos menor que na pesquisa passada.
Os que consideram regular somaram 35%, dois pontos a mais que na sondagem anterior. Os que avaliam como péssimo mantiveram-se estáveis, somando 18% dos entrevistados. Foram ouvidos 3.817 eleitores em 217 municípios entre ontem e hoje. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 16883/06.
Comentários