Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 08 de Setembro de 2006 às 04:24

    Imprimir


Uma participação mais efetiva das cooperativas de Mato Grosso nos programas do governo do Estado. Esta, em resumo, foi a principal reivindicação das diversas entidades cooperativistas do Estado, filiadas a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), apresentada em Cuiabá, em reunião com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), candidato a vice-governador na chapa pela reeleição do governador Blairo Maggi (PPS).

Silval Barbosa participou do evento - realizado na cobertura do Hotel Paiaguás - acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Antonio Kato, representando o Governo do Estado. O presidente da OCB-MT, Onofre Cezarino de Souza Filho entregou a Silval cópia da Carta do Sistema Cooperativista de Mato Grosso, que será entregue ao governador Blairo Maggi, com as propostas tiradas do II Fórum Político da entidade. A carta será entregue aos principais postulantes ao governo do Estado.

Aos participantes, o candidato Silval Barbosa entregou cópia de um projeto de lei do deputado Humberto Bosaipo (PFL), apresentado no início deste ano, que institui a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Silval lembrou que o Legislativo está atento às necessidades do sistema cooperativista do Estado, tendo discutido alguns temas em audiência pública. O deputado afirmou que, após as eleições de 1º de outubro, trabalhará no sentido de colocar o projeto de Bosaipo em votação até o final do ano.

“Conhecemos o deputado Silval Barbosa, e ele representa para a OCB-MT o ponto de equilíbrio no próximo governo de Blairo Maggi. Ele vai facilitar o intercâmbio do sistema cooperativista com o governo do Estado”, afirmou Cezarino. Silval reconheceu a necessidade de uma maior aproximação do poder público com o sistema cooperativista, e lembrou que o governador Blairo Maggi implantou o Programa MT Regional, voltado à promoção do desenvolvimento sustentável da economia ampliando a participação dos micros, pequenos e médios empreendimentos, que podem ter uma maior aproximação com o sistema cooperativista.

O deputado Silval Barbosa pediu o apoio dos cooperativistas para a reeleição do governador Blairo Maggi, e para os candidatos à Câmara e ao Senado. “Blairo Maggi precisa de uma bancada forte para se somar ao senador Jonas Pinheiro e defender os legítimos interesses de Mato Grosso. A maior marca de Blairo Maggi é a honestidade, a transparência e o respeito aos cidadãos. É um empresário bem-sucedido, que adquiriu experiência na administração pública e por isso merece a confiança de todos nós para mais quatro anos de governo”, disse Silval.

O candidato Silval Barbosa lembrou aos participantes que o crescimento do sistema cooperativista passa por uma necessidade urgente de fortalecimento dos municípios. Ele citou proposta de sua autoria, entregue este ano aos presidentes da Câmara e do Senado, que altera a Constituição Federal no sentido de aumentar, gradativamente, a participação dos municípios no ‘bolo’ tributário da União, passando dos atuais 15,9% para 25% até o ano de 2016.

Propostas

Para o presidente da OCB-MT, a carta entregue pela entidade aos candidatos a governador, nestas eleições, “é a melhor produzida até hoje pelo sistema”. Entre as principais propostas, estão o desenvolvimento de programas específicos de agroindustrialização; desenvolver a educação rural; incentivo do Estado aos programas de biodiesel; assistência técnica do governo; abertura de estradas; reforço da Empaer nas regiões de bacias leiteiras; e apoio à instalação de laboratórios.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277115/visualizar/