Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 10:08

    Imprimir


O chimpanzé Alemão, 39 anos, será transferido para o Santuário dos Grandes Primatas, em Sorocaba (SP), após 15 anos vivendo no Parque Ecológico Cid Almeida Franco, em Americana, também no interior de São Paulo. Segundo ambientalistas, as condições em que o animal se encontra atualmente são inadequadas e o chimpanzé sofre de solidão por não conviver com outros animais da mesma espécie.

A prefeitura de Americana, que administra o parque ecológico, autorizou a transferência devido ao apelo popular e de ambientalistas. No entanto, a prefeitura diz que não foi efetuado nenhum relatório em que fossem comprovadas más condições no atual ambiente em que vive Alemão.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, o chimpanzé vive há 15 anos no local, depois de ser resgatado de um circo. Ele é mantido afastado de outros animais, pois sempre teve contato apenas com humanos, ainda de acordo com a prefeitura. O município também informou que, durante todo o tempo em que Alemão está no local, recebe os cuidados do mesmo tratador e só bebe água de uma garrafa Pet, que é dada por ele.

Para o biólogo Luiz Padulla, é importante que Alemão esteja em contato com outros animais, pois os chimpanzés são seres sociais. "No novo recinto, Alemão poderá estar em contato com outros primatas da mesma espécie, além de gozar de uma área de 1,3 mil metros quadrados. Seu recinto atual tem cerca de 120 metros quadrados, e ele fica sozinho", diz Luiz.

O prefeito de Americana, Erich Hetzl Júnior, autorizou a transferência com base em despacho do secretário de Obras e Serviços Urbanos, Gelson Ginetti. A prefeitura solicitou uma análise do Ibama no Santuário dos Grandes Primatas, em Sorocaba, para verificar as condições em que o animal será recebido. A prefeitura aguarda a resposta do órgão para que a Secretaria de Negócios Jurídicos elabore o instrumento legal da transferência.





Fonte: VC Repóter

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277852/visualizar/