Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 01:40
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


A menos de um mês para o dia das eleições, 1º de outubro, 92 mil eleitores de Cuiabá ainda não retiraram os novos documentos. Foram reimpressos 143 mil novos documentos por conta da mudança das zonas eleitorais.

Desde que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu o remanejamento de Zonas Eleitorais, cerca de 370 mil títulos eleitorais em todo o Estado foram reimpressos, trazendo também mudanças nos documentos, como o número da sessão eleitoral.

“Até o momento não há estimativa da distribuição dos novos documentos em todo o Estado”, informou a coordenadora do Fórum Eleitoral de Cuiabá, Joseane Mara Ferreira. Na cidade vizinha, Várzea Grande, segundo Joseane, do total de 78 mil títulos reimpressos, pelo menos 30 mil permanecem à espera de seus donos na central de atendimento montada no município. Apesar da mudança, os locais de votação permanecem os mesmos.

Na tentativa de encerrar a entrega de todos os documentos antes das eleições, equipes organizadas pelos cartórios eleitorais de Cuiabá realizam, aos finais de semana, uma série de mutirões em escolas e centros comunitários para facilitar a entrega dos títulos à população. E com a proximidade do pleito os cartórios estão funcionando em sistema de plantão aos finais de semana. “É uma maneira de facilitarmos o acesso aos eleitores, com o regime de plantão aos finais de semana”, disse.

O sistema vem sendo realizado, informou, nos municípios do interior do Estado. “Os cartórios ficam abertos aos sábados e domingos do meio dia às 18 horas”, lembrou Joseane.

Outro alerta aos eleitores que pertencem às zonas remanejadas é sobre a necessidade da apresentação de documento junto ao cartório para retirar o novo título eleitoral. “Pode ser a identidade, a carteira de motorista ou outro documento, mas é preciso constar a foto do eleitor”, avisou.

Em Cuiabá, eleitores que pertenciam às zonas 38ª, 48ª, 53ª e 56ª podem procurar o Fórum Eleitoral para retirar o documento. A exceção é para os eleitores da Zona 50ª, que agora pertencem à Zona 51ª. “Nesse caso, os eleitores devem se dirigir ao cartório eleitoral do CPA”, alertou.

De acordo com a coordenadora, os novos títulos deverão ser entregues até a véspera das eleições, mas é importante lembrar, disse, que os eleitores que pertencem às zonas remanejadas não terão mudança de local de votação. “As mudanças foram apenas no número da sessão, portanto não foi alterado o local de votação. O problema é que, no dia do pleito, quem não retirou o novo documento pode sofrer transtornos no local, como perda de tempo para localizar sua sessão eleitoral”, disse.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278574/visualizar/