Wilson Santos quer ser prefeito "Amigo da Criança"
Durante a solenidade de assinatura, que aconteceu pela manhã, o prefeito Wilson Santos destacou: “o maior patrimônio da cidade são as crianças e os adolescentes”.
“Reconhecemos que Cuiabá precisa corrigir uma série de falhas na oferta de serviços e atendimento das demandas sociais, que ainda temos que fazer muito, mas estamos trabalhando pra isso e, se Deus quiser, vamos conseguir melhorar e ampliar nossas ações, completou. E como resultado disso, observou ele, poderão vir o selo e o prêmio do Programa.
Wilson Santos enfatizou a importância das parcerias com o terceiro setor, representado pelas empresas, entidades civis e organizações não governamentais, na oferta e melhorias da prestação de serviços. “Devemos fortalecer cada dia mais essas parcerias porque sabemos que são fundamentais para melhorarmos os indicadores e obtermos o sucesso que esperamos na área social”, destacou o prefeito.
O articulador do Programa Prefeito Amigo da Criança e membro da comissão de avaliação, Natalício Menezes, fez uma análise comparativa das ações desta gestação voltada à criança e ao adolescente.
De acordo com os índices levantados pela comissão, houve ampliação e melhorias em todos os setores. De 32 em dezembro de 2004, o número de creches subiu para 43 em dezembro de 2005. Com isso, a quantidade de crianças atendidas saltou de 3.259 para 4.090, um aumento de 25%. No mesmo período, passou de 4.792 para 6.558 o número de crianças matriculadas na pré-escola.
Dentro do orçamento municipal, as ações voltadas direta e indiretamente para a criança e o adolescente representaram 26% do total geral. Dos R$ 465 milhões, R$ 122,5 milhões foram aplicados em ações sociais e de fortalecimento da família, explicou Natalício Menezes.
MAPA DE AVALIAÇÃO
O documento assinado é o termo de validação do mapa de avaliação do sistema de atendimento da criança e adolescente 2005/2006 em Cuiabá.
Essa assinatura faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança, criado pela Fundação Abrinq. Agora o mapa será submetido à avaliação na Abrinq e se obtiver a pontuação estabelecida pelo programa, em outubro próximo o município receberá o selo “Prefeito Amigo da Criança”.
Esse documento foi produzido por uma comissão de avaliação da qual fizeram parte dezenas de entidades que prestam serviços, defendem e fiscalizam os direitos da criança e do adolescente. Nela estavam representados o Ministério Público Estadual, Juizado da Infância e Juventude, Conselhos de Saúde e de Educação, Secretaria de Planejamento, associação de creches entre outros.
Para elaborar o mapa foram analisados os atendimentos nos eixos: Saúde, Educação, Proteção Contra Violência e Maus Tratos, Fortalecimento dos Conselhos de Direitos e Tutelares e o Orçamento da Criança.
Além do prefeito assinaram o termo o tesoureiro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA) e presidente da comissão de avaliação Benildes Aureliano Firmo, e o articulador do Programa Natalício Menezes.
Da solenidade participaram ainda o secretário-adjunto de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Euze Carvalho; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social(CMAS) Eliana Vitaliano; o coordenador do Conselho Tutelar do bairro Pedra 90 e membro da Comissão Avaliadora Ednaldo Gomes de Souza; Sérgio Geraldo Reis, pai de aluno e membro do Conselho Municipal de Educação, e Roberto Amorim, coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento do Abuso e Violência Sexual Contra Criança e Adolescente.
Comentários