Sorriso terá grupo de controle ao tabagismo
"Em alguns Postos de Saúde de Sorriso esse trabalho já é desenvolvido. Hoje, qualquer pessoa que tiver problema de dependência do tabaco pode procurar os postos que lá encontrará um profissional que o auxiliará na solução do seu problema", explica Simone. Segundo a médica, a "Unidade Livre do Tabaco" deverá ser implantada no Posto Central. "A implantação do grupo está dependendo da aprovação do Estado e da adequação de alguns profissionais para formar a equipe e iniciar os trabalhos", declara a médica.
Desde o dia 31 de maio, data em que se comemorou o "Dia Mundial sem Tabaco", a Secretaria de Saúde de Sorriso vem realizando atividades visando o combate ao tabagismo. "Desde maio, já foram desenvolvidas ações de anti-tabagismo, como a capacitação dos enfermeiros, dos agentes comunitários, dos professores e de todos os profissionais que lidam com a população e que estejam ligados á saúde e á educação para trabalharem com o tema", declara Simone.
A médica disse que o próximo passo será a realização de campanhas e trabalhos nas escolas. Todo o material será apresentado no dia 29, durante a "Blitz do Tabaco". "Serão apresentados trabalhos e cartazes feitos pelos alunos dentro das escolas. A idéia é envolver os alunos na pesquisa e na campanha contra o tabagismo de uma forma diferente. Segundo Simone Gomes, as campanhas não pretendem apenas dizer aos estudantes que o fumo faz mal, mas despertar neles a curiosidade pelo assunto, para que pesquisem e tenham conclusões próprias sobre os malefícios do tabaco.
Comentários