Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 14 de Agosto de 2006 às 07:15
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O ex-governador Jaime Campos (PFL) impõe uma vantagem de 38 pontos percentuais sobre o também ex-governador Rogério Salles (PSDB) na primeira pesquisa ao Senado feita pelo Gazeta Dados após as convenções partidárias. Se a eleição fosse hoje, o pefelista conquistaria a única vaga de senador em disputa neste pleito, com 47% das intenções de voto, o que representa 76% dos votos válidos. Salles teria 9% (15% dos votos válidos).

A pesquisa foi realizada entre os últimos dias 09 e 11 em 57 municípios mato-grossenses. Foram feitas mil entrevistas, divididas em sete regiões (Baixada Cuiabana, Sul, Sudoeste, Médio-Norte, Norte, Noroeste e Araguaia). A margem de erro é de 4% para mais ou para menos.

Segundo o Gazeta Dados, a terceira colocada na corrida à senatória é a candidata comunista Janete Carvalho, que concorre pela coligação Mato Grosso por Inteiro (PT, PC do B, PT do B e Prona). Janete figura com apenas 2% das intenções de voto - 3% dos votos válidos, excluindo os que dizem votar nulo ou branco e os indecisos - confira o desempenho eleitoral dos candidatos no quadro nesta página.

Nesta amostragem estimulada - situação em que o pesquisador lê os nomes dos candidatos -, os concorrentes Cleuza Leite (Psol), Gisela Guth (PHS), José Aquino Corrêa (PRP) e Manoel Novaes, o Zebra (PSC), dividem a condição de "lanterna", com 1% das intenções de voto, ou 1,5% dos votos válidos.

Perguntados em qual dos candidatos a senador votariam se a eleição fosse hoje, 8% dos eleitores mato-grossenses preferiram dizer que não escolheriam nenhum dos sete, ou seja, estão dispostos a votar em branco ou nulo. O percentual de indecisos ou que preferiram não emitir opinião chega a 30%.

Considerando a margem de erro de 4% para mais ou para menos, Jaime Campos estaria hoje com índices entre 43% e 51% das intenções de voto, enquanto Salles contaria com percentuais oscilando entre 5% e 13%. Jaime disputa pela coligação Mato Grosso Unido e Justo, composta por 13 partidos (PPS, PMDB, PFL, PL, PTB, PP, PTN, PAN, PRTB, PMN, PTC, PSB e PV). Salles tem respaldo apenas da sigla tucana.

O tradicional Gazeta Dados utiliza a técnica Survey, que consiste na utilização de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa por quotas proporcionais às características socieconômicas da população, como sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A pesquisa foi protocolada e registrada no Tribunal Regional Eleitoral no último dia 08 sob o número 016136-2/2, processo 1160.

Esta e a primeira amostragem feita após as convenções, que homologaram as candidaturas majoritárias, e antes do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que começa a partir desta terça-feira. O Gazeta Dados programa ainda mais três rodadas de pesquisas até o pleito de 1º de outubro. A próxima, dentro de 15 a 20 dias, já trará resultado com a influência do horário eleitoral.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283017/visualizar/