Antero promete Unemat para Cuiabá
"Os jovens que saem do ensino médio só têm a Universidade Federal de Mato Grosso e a antiga Escola Técnica, para fazerem o curso superior gratuitamente, precisamos aumentar essa possibilidade", explicou.
De acordo com Antero, falta vontade política para a instalação das unidades em Cuiabá. "A Unemat está presente em quase todas as regiões do Estado. Precisamos garantir o acesso ao ensino superior àqueles que não tem condições de pagar. Nossos jovens não podem ser reféns das universidades pagas e dos cursinhos", destacou.
A Unemat possui atualmente 11 campi universitários e 11 núcleos pedagógicos espalhados pelo interior do Estado e nenhum na Capital. Ao todo são atendidos 11,9 mil alunos com 73 cursos de graduação e 2,3 mil na pós-graduação, totalizando 14,2 mil alunos atendidos. Desse total 78,7% são oriundos de escola pública. As outras opções - UFMT e o Cefet-MT -, com cursos tecnológicos, não conseguem atender a demanda pelo curso superior. "Os alunos de Cuiabá na ânsia de fazer um curso superior estão abandonando suas famílias para irem estudar no interior por que a Universidade Estadual não possui sequer uma sala de aula na Capital, vamos mudar essa história".
Comentários