Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 08 de Julho de 2006 às 06:28
Por: Adriana Mendes

    Imprimir


O adeus ao ex-governador Dante de Oliveira emocionou a multidão que esteve presente no Cemitério da Piedade, no Centro de Cuiabá. O “Senhor Diretas”, como era conhecido, foi enterrado com honras militares de chefe de estado. Foi o único político mato-grossense a ocupar por duas vezes consecutivas o governo de Mato Grosso.

O governador Blairo Maggi, apesar das divergências políticas, afirmou que Dante de Oliveira foi o político mato-grossense desta geração com maior representatividade país afora. A viúva do ex-governador, Thelma de Oliveira, esteve durante todo o tempo ao lado do caixão.

A morte repentina de Dante comoveu a população. Muita gente compareceu ao cemitério para prestar a última homenagem ao democrata que ficou famoso pela emenda que propunha eleições diretas para presidente da República e que desencadeou o movimento “Diretas Já”. Além de familiares, amigos e autoridades, cidadãos comuns passaram horas esperando o enterro.

O caixão foi levado até o Cemitério da Piedade no carro do Corpo de Bombeiros. Centenas de pessoas acompanharam o cortejo e, nas ruas, a população acenava em despedida. Quando o carro do Corpo de Bombeiros chegou ao cemitério, foi recebido com salva de palmas.

A música “Coração de estudante”, de Milton Nascimento, considerado o hino das Diretas Já, foi tocada pela banda da Polícia Militar. Outro pelotão de cadetes, com 27 integrantes, fez as honras fúnebres com três baterias de tiros. Logo depois, a bandeira de Mato Grosso, que estava em cima do caixão, foi dobrada e entregue ao governador Blairo Maggi, que repassou à viúva, deputada Thelma de Oliveira. Os militares prestaram continência quando a urna foi reconduzida pelos cadetes da Academia da Polícia Militar.

O ex-governador Dante de Oliveira foi enterrado no jazigo da família, onde também está enterrado o seu pai, o advogado Sebastião Oliveira, conhecido como Doutor Paraná, morto em 2004. Devido à falta de espaço no cemitério, as pessoas subiam em outros túmulos e procuravam acompanhar de perto o último adeus.

Após uma bênção, foi dado o toque de um minuto de silêncio e Dante de Oliveira foi sepultado às 17h30. Emocionados, familiares e amigos prestaram homenagem com uma chuva de pétalas de rosas vermelhas, ao som do trompete, com a música “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos.

Além do governador Blairo Maggi (PPS), a vice-governadora Iraci França (PPS), o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), secretários de Estado, deputados federais e estaduais estiveram presentes no Cemitério da Piedade.

Tão logo foi anunciada a morte do ex-governador, amigos, políticos e autoridades se dirigiram ao hospital onde ele estava internado. Até o corpo sair, centenas de pessoas se acumulavam no local. Em seguida, se dirigiram para o saguão da Assembléia Legislativa, onde o corpo foi velado durante todo o dia de ontem.





Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290212/visualizar/