Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 06:00

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, o coordenador dos consórcios intermunicipais, Neurilan Franga, e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer, se reúnem nesta sexta-feira (07.07), a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores, em Nova Marilândia (392 km a Médio Norte de Cuiabá), com prefeitos dos 13 Municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Alto Rio Paraguai. Eles vão discutir uma parceria com os consórcios italianos em algumas áreas, escolha do secretário-executivo do consórcio e apresentação da prestação de contas.

O consórcio do Alto Rio Paraguai é formado pelos Municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Santo Afonso, Nova Marilândia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Tangará da Serra, São José do Rio Claro e Campo Novo dos Parecis.

Na região, os prefeitos já definiram a implantação das cadeias produtivas da pecuária de leite, seringueira, frango de corte, abacaxi e ovinocultura.

Na terça-feira (11.07), o secretário entrega para famílias, em Cocalinho (923 km a Leste de Cuiabá), títulos de crédito fundiário do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), do Governo Federal. Em Mato Grosso, o PNCF é executado em parceria com Governo Estadual, por meio da Seder.

Em seguida, o secretário se desloca, acompanhado do superintendente regional do Banco do Brasil, Renato Barbosa, onde se reúnem, a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores, em Água Boa (730 km a Leste de Cuiabá) com prefeitos de 17 Municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Médio Araguaia. Eles vão discutir a integração da cadeia produtiva da pupunha e do leite entre produtores, indústria e Banco do Brasil.

Participam da reunião os prefeitos de Água Boa, Maurício Tonhá; Araguainha, Osmari Cezar de Azevedo; Araguaiana, Nelson Marques Filho; Campinápolis, Altino Vieira;Canarana, Valter Lopes; Cocalinho, Juarez Falone de Andrade; General Carneiro, Juracy Aquino; Nova Nazaré, José Marques de Queiroz; Nova Xavantina, Robison Pazetto; Novo São Joaquim, Antônio Augusto Jordão; Pontal do Araguaia, Gerson de Moraes; Ribeirãozinho, Eraldo Vera; Torixoréu, João Batista Sá; Gaúcha do Norte, Edson Wegner; Barra do Garças, Zózimo Chaparral; Ponte Branca, Jurani da Silva ; e Querência do Norte, Fernando Gorgen.

Projeto inserido no Programa MT Regional, do Governo do Estado, em parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), os consórcios têm como finalidade estimular as lideranças regionais a discutirem as ações de seus interesses; identificar as cadeias produtivas: rurais e urbanas; promover o desenvolvimento de programas e projetos de interesse da região; desenvolver ações conjuntas de interesse regional nas diversas áreas de interesse, além de estabelecer convênios com Estado, União e Organizações Não-Governamentais (Ongs).

Na região do Médio-Araguaia, os prefeitos já definiram as cadeias produtivas da pupunha, fruticultura, pecuária de leite, seringueira, piscicultura, ecoturismo, ovinocultura caprinocultura.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290589/visualizar/