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Politica Brasil
Terça - 04 de Julho de 2006 às 22:10

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Dois convênios firmados em 28 de junho entre o Governo Federal e o Governo do Estado possibilitarão o término da pavimentação da BR 163 em Mato Grosso e a conclusão da duplicação da Serra de São Vicente, na BR 364. O coordenador-geral de construções rodoviárias do Departamento de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Munhoz, relatou detalhes da liberação dos recursos federais ao governador Blairo Maggi, numa visita ao Palácio Paiaguás, nesta terça-feira (04/07).

Um dos convênios, possibilitará o asfaltamento de 50,66 km do trecho que liga o município de Guarantã do Norte (715 km ao Norte de Mato Grosso) à divisa com o Estado do Pará. O valor total da obra é de R$ 32,08 milhões, dos quais 75% serão investidos pela União e 25%, cerca de R$ 8 milhões, pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

A BR-163, conhecida como rodovia Cuiabá-Santarém, possui 1.780 km, sendo 1.121 km localizados em Mato Grosso. A parte mato-grossense segue até o município de Rurópolis, no Pará. No mês passado, a Secretaria de Estado de Infra-estrutura finalizou um trecho de 34,5 quilômetros da BR-163, que integram os municípios de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Santa Helena. Assim, apenas o trecho entre Guarantã e Rurópolis está sem asfalto, do lado de Mato Grosso. A obra teve um investimento de R$ 16,1 milhões, 74% desses recursos foram aplicados pelo Governo do Estado.

Segundo Luis Munhoz a expectativa do Governo Federal é de que o restante do trecho seja concluído até o final do ano. Até agora foram empenhados R$ 3 milhões dos R$ 24,06 milhões que formam a parcela federal.

Já na duplicação da Serra de São Vicente, Munhoz relatou que a União investirá um total R$ 20 milhões, dos quais 14 milhões já foram empenhados. “São duas obras importantes que terão mais de R$ 50 milhões investidos”, observou o representante do Ministério dos Transportes. “Já demos a ordem para o início dos serviços, no primeiro momento será feita a terraplanagem e depois será construído um pavimento rígido de concreto”, explicou o secretário de Infra-estrura do Estado, Vilceu Marcheti.

Além dessas obras, o DNIT firmou outras parcerias com o Estado e Prefeituras de Mato Grosso que irão possibilitar a realização de obras como a pavimentação de travessias urbanas em estradas federais nos municípios de Lucas do rio Verde, Matupá, Peixoto de Azevedo, Cáceres e Sinop.

O município de Juína (735 km a Noroeste de Cuiabá) terá o trecho que liga à cidade de Vilhena (RO), pavimentado através de um convênio com o Governo Federal. O município de Rondonópolis, conforme informou o secretário Vilceu Marcheti, será beneficiado com a conclusão do viaduto que integra a BR 364 na cidade, e os municípios de Vila Bela de Santíssima Trindade e Pontes e Lacerda ( 448 km a Oeste de Cuiabá), terão 80 quilômetros da BR 174 recuperados. Ao todo, são R$ 99,5 milhões a serem investidos por meio dos convênios.





Fonte: 24horas news

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