Pássaros são mais um risco para Discovery
"É um risco sério que não se deve minimizar", afirmou o diretor da missão Discovery, John Shannon, durante uma entrevista coletiva. Um abutre bateu contra o tanque externo do Discovery em julho de 2005, três segundos após seu lançamento, revelou Mike Leinbach, diretor de lançamento.
Para eliminar este perigo, a Agência Espacial Americana instalou um radar que vigia a zona de lançamento do ônibus espacial para localizar os pássaros e avaliar o risco que representam, disse Leinbach. A Nasa também desenvolveu um programa para capturar os abutres, que serão soltos após o lançamento, informou Leinbach, garantindo que a Nasa não tem qualquer intenção de eliminar os pássaros.
Para reduzir a presença destas aves na zona de lançamento, a Nasa também planeja "reduzir a fonte de alimento" dos abutres, recolhendo os animais mortos na região. O Centro Espacial Kennedy, na Flórida, de onde o Discovery será lançado, está na mesma área da reserva natural de Merritt Island, rica em espécies animais, incluindo crocodilos e águias.
Comentários