Unemat recebe selo 'Gênero e Raça' da prefeitura de Cuiabá
O selo será recebido pelo coordenador do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade da Unemat (NEGRA), professor Paulo Alberto dos Santos Vieira, que irá representar a Unemat.
A Universidade de Mato Grosso adota desde o final de 2004 o sistema de cotas onde 25% das vagas ofertadas nos cursos de graduação são destinadas a alunos que se auto-declarem negros ou pardos. Somente no vestibular que acontece a partir deste domingo (02.07) são 450 vagas destinadas para alunos que se encaixam no Programa de Inclusão Étnico e Racial da Universidade.
De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a entrega do selo para a Universidade do Estado de Mato Grosso, leva em consideração a necessidade de reconhecimento público das instituições que se destacam pelo zelo, dedicação e presteza na área de promoção da igualdade racial e de gênero, além de contribuir para o desenvolvimento de políticas afirmativas.
Além do sistema de cotas, o NEGRA, também mantém em andamento um curso de pós-graduação para professores da rede pública e particular de ensino de Cáceres e egressos dos cursos de História, Pedagogia e Letras.
Comentários