Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 24 de Junho de 2006 às 15:04
Por: Sandra Carvalho

    Imprimir


O ex-deputado Bento Porto foi aplaudido por mais de 150 vereadores no Vale do Araguaia no II Encontro Regional de Vereadores em Canarana ao encerrar palestra sobre o desenvolvimento da região compreendendo os municípios desde a alta cabeceira do Araguaia até Santa Terezinha no Baixo Araguaia mato-grossense.

Bento Porto considerou a região completamente abandonada após analisar o processo de desenvolvimento da região desde a criação dos municípios mais antigos como Alta Araguaia, Guiratinga e Barra do Garças através da produção de diamantes aos mais recentes municípios criados em função da agricultura. "Esse abandono se verifica principalmente em relação a infra-estrutura das cidades e o baixo nível de industrialização que trazem como conseqüência o desemprego", analisou Porto.

A região tem mais de 15 mil trabalhadores desempregados, cerca de 18 mil analfabetos e um índice de mortalidade infantil bem acima da media do estado, indicadores que revelam a precária condição social da região. "A falta de governo limitado apenas aos interesses próprios e mais especificamente a produção de soja através do desmatamento indiscriminado dos cerrados vem condenando a região ao caos agravado ainda mais pela recente crise do agro-negócio", completou.

O ex-deputado, em sua palestra, ponderou aos vereadores presentes e assessores de câmaras que somente a mobilização política do povo no sentido de mudar a mesmice e caso de polícia em que se transformou o processo político em Mato Grosso e no país, a partir dessas eleições em 2006 poderá reverter a situação com melhores perspectivas a partir de 2007 para a região abandonada do lendário Araguaia.

Para o presidente da Câmara Municipal de Canarana, Joá José Porto dos Santos, a palestra de Bento Porto serviu para esclarecer os vereadores a respeito do processo de desenvolvimento da região e para alertá-los sobre a necessidade de uma reação em busca de investimentos nos municípios que hoje enfrentam problemas nos mais variados setores da administração pública.





Fonte: SC Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/292890/visualizar/