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Grupo André Maggi se associa ao Instituto Ethos
Para incrementar ainda mais a gestão de seus negócios de forma socialmente responsável, o Grupo André Maggi se associou ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Assim, o Grupo se torna a 7ª empresa do Estado e a 1ª do setor do agronegócio do Mato Grosso, a ser parceira do Ethos. O que possibilita participar da rede de conhecimentos sobre responsabilidade social e ainda difundir esta prática nas regiões onde o Grupo atua (MT, RO e AM).
A iniciativa da filiação junto ao Instituto partiu do novo setor de Desenvolvimento Social, que integra desde janeiro, o Departamento de Recursos Humanos do Grupo André Maggi. A Coordenadora deste setor, Juliana de Lavor Lopes, informa que a primeira ação será responder ao questionário de indicadores sociais do Ethos.
“Depois de responder a este questionário o Ethos nos informa como está nossa atuação em cada indicador e nos direciona para as melhores ações. E isto é fundamental para o Grupo saber em que nível da Responsabilidade Social está inserido, o que ainda precisa ser feito e até quais áreas iremos focar”, explica Juliana.
São sete os indicadores do Ethos: Valores, Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; Governo e Sociedade. Além da associação ao Ethos, o setor de Desenvolvimento Social do Grupo André Maggi, também está desenvolvendo um levantamento socioeconômico dos seus colaboradores.
Este levantamento, que está sendo feito com os mais de 2.500 colaboradores do Grupo e com previsão de término para agosto, servirá como um raio X de cada funcionário e será uma importante ferramenta para definir ações precisas para cada unidade e região. Paralelo a isso, acrescenta Juliana, está sendo estruturada uma rede com o setor público, organizações da sociedade civil, instituições de ensino de cada cidade onde o Grupo atua, para se firmar parcerias.
“A conclusão destas ações é fundamental para definirmos a política social do Grupo. É a política social que irá definir a atuação do setor de Desenvolvimento Social e da Fundação André Maggi; que decidirá, por exemplo, se vamos apoiar ou criar projetos, etc. E o mais importante é que está política social terá como base, o direcionamento coletado dos funcionários, através do levantamento”, destaca Juliana.
O que é o Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.
Seus 1183 associados – empresas de diferentes setores e portes – têm faturamento anual correspondente a cerca de 30% do PIB brasileiro e empregam cerca de 1 milhão de pessoas, tendo como característica principal o interesse em estabelecer padrões éticos de relacionamento com funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, acionistas, poder público e com o meio ambiente.
Idealizado por empresários e executivos oriundos do setor privado, o Instituto Ethos é um pólo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seus compromissos com a responsabilidade corporativa.
É hoje uma referência internacional no assunto e desenvolve projetos em parceria com diversas entidades no mundo todo.
A iniciativa da filiação junto ao Instituto partiu do novo setor de Desenvolvimento Social, que integra desde janeiro, o Departamento de Recursos Humanos do Grupo André Maggi. A Coordenadora deste setor, Juliana de Lavor Lopes, informa que a primeira ação será responder ao questionário de indicadores sociais do Ethos.
“Depois de responder a este questionário o Ethos nos informa como está nossa atuação em cada indicador e nos direciona para as melhores ações. E isto é fundamental para o Grupo saber em que nível da Responsabilidade Social está inserido, o que ainda precisa ser feito e até quais áreas iremos focar”, explica Juliana.
São sete os indicadores do Ethos: Valores, Transparência e Governança; Público Interno; Meio Ambiente; Fornecedores; Consumidores e Clientes; Comunidade; Governo e Sociedade. Além da associação ao Ethos, o setor de Desenvolvimento Social do Grupo André Maggi, também está desenvolvendo um levantamento socioeconômico dos seus colaboradores.
Este levantamento, que está sendo feito com os mais de 2.500 colaboradores do Grupo e com previsão de término para agosto, servirá como um raio X de cada funcionário e será uma importante ferramenta para definir ações precisas para cada unidade e região. Paralelo a isso, acrescenta Juliana, está sendo estruturada uma rede com o setor público, organizações da sociedade civil, instituições de ensino de cada cidade onde o Grupo atua, para se firmar parcerias.
“A conclusão destas ações é fundamental para definirmos a política social do Grupo. É a política social que irá definir a atuação do setor de Desenvolvimento Social e da Fundação André Maggi; que decidirá, por exemplo, se vamos apoiar ou criar projetos, etc. E o mais importante é que está política social terá como base, o direcionamento coletado dos funcionários, através do levantamento”, destaca Juliana.
O que é o Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.
Seus 1183 associados – empresas de diferentes setores e portes – têm faturamento anual correspondente a cerca de 30% do PIB brasileiro e empregam cerca de 1 milhão de pessoas, tendo como característica principal o interesse em estabelecer padrões éticos de relacionamento com funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, acionistas, poder público e com o meio ambiente.
Idealizado por empresários e executivos oriundos do setor privado, o Instituto Ethos é um pólo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seus compromissos com a responsabilidade corporativa.
É hoje uma referência internacional no assunto e desenvolve projetos em parceria com diversas entidades no mundo todo.
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