Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 21 de Junho de 2006 às 05:40

    Imprimir


Mais de mil de estudantes saíram hoje às ruas de Viena para protestar contra o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que está visitando a cidade, e sua "política bélica e intervencionista". "Não pretendemos mudar Bush, mas sim conseguir uma pressão pública para que a Europa não forme também um bloco intervencionista. Somos contra a militarização e as guerras por interesses econômicos", explicou um dos organizadores da manifestação, Ludwig Dvorak.

Ele acrescentou, em declarações à televisão pública austríaca, que esperava a adesão de mais estudantes ao longo do dia, além de outros cidadãos convocados por diversas organizações.

O protesto começou às 9h (4h de Brasília) com uma concentração na praça da principal estação de trens da cidade, a Westbahnhof. Cerca de uma hora depois, mais de mil pessoas saíram em passeata, observadas por cerca de 400 policiais. "Bush go home" é o lema mais comum nos cartazes dos ativistas.

Os organizadores pretendem promover uma segunda passeata, e finalmente uma manifestação maior, em que são esperadas mais de cinco mil pessoas. No entanto, nenhum dos manifestantes poderá ver o presidente americano, devido às fortes medidas de segurança.

A primeira-dama americana, Laura Bush, que visitará o museu de Albertina e a Catedral de Santo Estêvão, entre outros, também estará isolada. Os locais por onde ela vai passar serão de acesso restrito a portadores de credenciamento especial.

Vários escritórios e lojas do centro da cidade não puderam abrir suas portas hoje. As ruas no centro antigo da capital estão vazias. O único incidente até agora foi causado por três bolsas cheias de cabos e baterias, achadas ontem pela Polícia, que no fim eram "bombas falsas".

Bush e sua mulher chegaram ontem à noite ao aeroporto de Viena para participar da cúpula anual entre a União Européia (UE) e os Estados Unidos. Depois de 21 horas na cidade, ele vai a Budapeste.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/293571/visualizar/