Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 01 de Fevereiro de 2013 às 18:08
Por: Dhiego Maia

    Imprimir


Bombeiros mantêm 36 homens habilitados para fazer vistoria nas cidades da Baixada Cuiabana
Bombeiros mantêm 36 homens habilitados para fazer vistoria nas cidades da Baixada Cuiabana

As prefeituras de Mato Grosso têm até a próxima segunda-feira (4) para encaminhar ao Corpo de Bombeiros os projetos de execução do carnaval popular. De acordo com o órgão, o prazo não será prorrogado. Neste ano, a meta é reduzir uma série de irregularidades que culminaram, por exemplo, com a interdição do carnaval em 2012 na cidade de Santo Antônio do Leverger , a 35 quilômetros de Cuiabá, que é considerado uma das mais tradicionais festividades do período na Baixada Cuiabana.

De acordo com o diretor de Segurança contra Incêndio e Pânico, Wilckerson Adriano Cavalcante, após a entrega da documentação, o Corpo de Bombeiros terá até o dia 8 deste mês para analisar os projetos. “A partir disso vamos fazer inspeções para ver se o que foi previsto no projeto foi executado no local. Somente aqueles municípios que tiverem o carnaval bem montado terão a presença do Corpo de Bombeiros”, afirmou ao G1.

Para o Corpo de Bombeiros, os espaços que irão abrigar o carnaval Mato Grosso afora só serão considerados seguros se o projeto técnico tiver o aval de um engenheiro de segurança. Além disso, o palco precisa estar bem montado, a parte elétrica também necessita estar em boas condições. Os extintores deverão estar à disposição e espalhados em locais estratégicos. Todos os espaços, segundo o órgão, também terão que contar com áreas de evacuação e atendimento, caso haja a necessidade de um trabalho para conter princípios de incêndio.

Nos espaços fechados e privados, informou Cavalcante, a regra é a mesma. “O promotor do evento deve procurar um engenheiro de segurança para elaborar o projeto. O Corpo de Bombeiros vistoria o local e analisa se o espaço comporta o público previsto. Se tudo estiver certo, o alvará de Prevenção contra Incêndio e Pânico é expedido”, explicou.

De acordo com o comandante do órgão, Aderson José Barbosa, 36 homens localizados na região metropolitana de Cuiabá estão habilitados a fazer vistorias técnicas em espaços voltados à realização de festas tanto públicas como privadas. Nas 17 unidades espalhadas pelo interior do estado, o número cai drasticamente para até três bombeiros. “O alvará de contenção tem validade por até um ano. As vistorias são feitas conforme a demanda e, de forma periódica, nos locais de maior concentração pública”, disse Barbosa.

As vistorias seguem um protocolo. Elas podem ser feitas a pedido, pela vontade própria do Corpo de Bombeiros, ou ainda por meio de denúncia que pode ser encaminhada via 193. Neste ano, Cuiabá não terá desfile de Blocos durante o carnaval, que foi transferido para o mês de abril. Porém, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, os shows serão realizados em sete pontos da cidade, nos bairros Porto, CPA 2, Tijucal e Parque Cuiabá, distrito da Guia e feira da Mandioca.

Em 2012
No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou nos cinco dias de carnaval 420 ocorrências em todo estado, sendo 91 nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Nobres, Nossa Senhora do Livramento e Rosário Oeste.

A Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) realizou 35 vistorias durante o período. Os principais problemas encontrados foram a falta de Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico, ausência de preventivos de segurança contra incêndio e pânico e aval de profissional habilitado pelas estruturas montadas no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os municípios da região que ainda não confirmaram o carnaval são: Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Jangada, Poconé e Nobres.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29538/visualizar/