Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 10 de Junho de 2006 às 12:21

    Imprimir


O governo federal decretou a criação do Parque Nacional Juruena, no extremo norte de Mato Grosso e sul do Amazonas, junto com um pacote de medidas de conservação e desenvolvimento da Amazônia anunciado no final da manhã no Palácio do Planalto.

A proposta de criação da área protegida esteve em estudo pelo Ministério do Meio Ambiente desde 2002 e foi apresentada ao governo e lideranças de Mato Grosso – Estado onde fica a maior parte da unidade de conservação – no início de 2005. Desde então a área tem sido alvo de um intenso debate no Estado. Motivou até a elaboração de uma contraproposta por parte de deputados estaduais, para que uma parte da área fosse destinada a uso sustentável, com a criação de uma floresta pública estadual.

Com base nos estudos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e após consulta pública realizada em março de 2006, o governo federal decretou o parque com uma área total de 1.990 mil hectares, abrangendo parte dos municípios de Apiacás, Nova Bandeirantes e Cotriguaçu em Mato Grosso ,e Apuí e Maués no Amazonas. O Parque Juruena vai contribuir para a complementação de um importante corredor ecológico, considerado prioritário para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais da porção sul da Amazônia Brasileira.

A área é identificada como de importância biológica extrema para a proteção de mamíferos, devido à alta diversidade de espécies em geral e grande importância para primatas e espécies ameaçadas, endêmicas e raras, e funcionará como uma barreira ao avanço do desmatamento em direção à Amazônia central. O Parque criado também está inserido nas prioridades do Governo Federal no âmbito do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), que poderá viabilizar os recursos para sua efetiva implantação e manutenção no longo prazo.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295632/visualizar/