Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 09 de Junho de 2006 às 08:43

    Imprimir


Conservacionistas extasiados disseram hoje ter encontrado provas conclusivas da existência de uma criatura rara, parecida com uma girafa, no Parque Nacional Virunga, no Congo. O animal teria superado as adversidades para sobreviver em uma região assolada por conflitos.

Descoberto primeiramente em Virunga, na República Democrática do Congo, em 1901, o tímido ocapi, da família das girafas, não era encontrado no parque desde 1959. Sabia-se de sua existência em outras partes do Congo, mas havia temores de que estivesse extinto no lugar, devido à violência e à falta de leis para protegê-lo.

Mas uma pesquisa recente na área protegida pelo grupo WWF e pelo Instituto Congolês para a Conservação da Natureza encontrou 17 rastros de ocapi e outras evidências de sua presença.

Nenhum animal foi avistado, mas seus rastros foram considerados prova absoluta da recente atividade da criatura no parque. O ocapi parece o cruzamento de uma girafa com uma zebra, com as costas listradas e as pernas e o pescoço compridos.

"A redescoberta dos ocapis no Parque Nacional Virunga é um bom sinal", disse Marc Languy, do programa regional do WWF para a África Oriental. "À medida que o país retorna à paz, ele mostra que áreas protegidas em regiões de conflito são uma vez mais paraísos para a vida selvagem", acrescentou.

O leste do Congo foi cenário de conflitos constantes, incluindo uma brutal guerra civil que estourou em 1998 e que cresceu em intensidade, envolvendo diversos países africanos e matando milhões.





Fonte: RepórterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295918/visualizar/