Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Junho de 2006 às 20:40
Por: Juliana Michaela/Paula de Bort

    Imprimir


Os vereadores que compõem a 16º legislatura da Câmara Municipal de Cuiabá confirmaram a presença na mobilização do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá que ocorre hoje ( 08.06), às 17 horas, na Praça Alencastro. O ato público tem o objetivo de conquistar o apoio do governador Blairo Maggi, para que libere recurso das emendas parlamentares dos deputados estaduais para o estudo de impacto ambiental.

Os parlamentares foram questionados se eles estarão presentes na mobilização e se são a favor da vinda dos trilhos da ferrovia para Cuiabá.

Guilherme Maluf (PSDB) – "Estarei presente na mobilização. É fundamental que a ferrovia venha para Cuiabá, pois trará muitos benefícios como geração de empregos, abertura de novas empresas, diminuição do custo do frete e a fomentação do turismo local".

Domingos Sávio (PMDB) – "A minha presença está confirmada! Sou a favor da vinda da ferrovia em Cuiabá. Somente espero que toda essa mobilização permaneça após as eleições".

Luiz Poção (PSDB) – "Eu irei passar lá. Sou totalmente a favor, a idéia de trazer os trilhos para Cuiabá é da época do Senador Vicente Emilio Vuolo. Devemos nos questionar porque não existe empenho dos representantes nas esferas estaduais e federais para vinda dos trilhos para Capital. Quem vai ganhar é o estado e todos nós consequentemente".

Eronides Dias (Nona) da Luz (PSDB) – "Estarei presente. Sou a favor e quero me colocar a favor porque ela é vital para o desenvolvimento de Cuiabá. Se a rota não cumprir o traçado original, a economia da Capital do Estado será restrita ao funcionalismo público e setor de serviços. Nós já temos a experiência quando o estado era unido (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e a ferrovia foi para Campo Grande. Nós ficamos observando de longe o desenvolvimento de lá. Isso não pode acontecer novamente".

Francisco Vuolo (PPS) – "Estarei presente. Nossa expectativa é positiva para o evento, já temos confirmado a presença do prefeito, dos representantes das entidades que nos apóiam, dos vereadores e os deputados. Temos dois objetivos que é dar ciência à população da importância vinda para Cuiabá e queremos inserir o tema nas discussões políticas, independente da sigla partidária".

Permínio Pinto (PSDB) – "Estarei presente no ato público. É um processo que está sendo bem conduzido pelo presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, o vereador Francisco Vuolo que conseguiu envolver várias instituições políticas de Cuiabá e num segundo momento do Estado".

Chica Nunes (PSDB) – "Farei o possível para estar presente. Sou a favor a ferrovia, pois ela tem um papel fundamental para o desenvolvimento econômico da Baixada Cuiabana para os próximos anos".

Chico 2000 (PSDB) – "A ferrovia é o que falta para que Cuiabá e o Estado de Mato grosso possam atrair mais empresas para aumentar a geração de empregos, nós precisamos de milhares de empregos em todas as áreas, já que somos ainda um estado que exportamos grãos in natura sem agregar valores e com um frete muito alto, se tornando inviável".

Valtenir Perreira (PSB) – "O mais importante é que a ferrovia passe por Cuiabá, e depois siga o seu rumo já traçado para o norte do estado de Mato Grosso, Rondônia, Para, não interessa, o que nos interessa é que ela chegue até Cuiabá. Até agora isso não aconteceu porquê faltam recursos, mas principalmente vontade política para que isso aconteça de verdade".

Éden Capistrano (PSB) – "Numa análise crítica da situação, o Estado de Mato grosso depende da ferrovia para o seu desenvolvimento, e não há como resolver isso de outra forma, se não mostrar a necessidade e sensibilizar a população sobre a importância da Ferrovia para esta região e levar esta população para esta luta até resolver a questão".

Luiz Marinho (PFL) - "Um sonho que nasceu com o senador Vicente Vuolo e que se tornou de todos os mato-grossenses". Esta é a opinião do vereador Marinho disse que a Ferrovia tem que se tornar realidade, para isso todos nós precisamos nos engajar nessa luta, como estamos fazendo agora, para que o potencial do Estado não se desperdice.

Mário Lúcio (PV) – Falta vontade política, falta interesse dos governos federal e estadual para que a ferrovia se torne real. Mário Lúcio disse o maior entrave está na venda de pneus, as grandes empresas multinacionais não querem o término da construção desta ferrovia, o que viria atrapalhar os negócios aqui em Mato grosso.

Lúdio Cabral (PT) – Para Lúdio o Estado de Mato Grosso perdeu a chance de resolver os problemas de infraestrutura como este da Ferrovia por falta de um projeto definido sobre a questão ao governo federal. Faltou segundo Lúdio mostrar a importância da ferrovia ao presidente da república.

Ivan Evangelista (PPS) – eu acho que falta mais empenho do governo do Estado de Mato grosso para que a ferrovia se torne uma realidade. Evangelista disse que o governador Blairo Maggi precisa deixar claro se ele quer ou não ajudar com recursos para o estudo do EIA-RIMA (Estudos de Impacto Ambiental) para o traçado da obra da Ferrovia até a Capital Cuiabá.

Evangelista disse também que se a Prefeitura e a Câmara de Cuiabá entraram com recursos porquê o governo não libera pelo menos R$ 1 milhão para a obra.

Lueci Ramos (PFL) – Falta vontade política do governador Blairo Maggi, ele deveria se empenhar mais para que a resolução da obra desta Ferrovia que vai trazer benefícios para todos, não sabemos porquê ele está fazendo isso. Nós esperamos que ele o governador, ajude e faça parte desta luta do povo de Mato Grosso.

Clovito Hugney (PTB) – Eu sou a favor da Ferrovia, acho que já deveríamos ter acabado esta obra tão importante para a economia do Estado e para o seu desenvolvimento como um todo. Há muitas pessoas que estão aguardando um emprego, e para aumentar o número de empregos precisamos atrair fábricas e meios de transporte mais baratos como a ferrovia.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/295986/visualizar/