Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 07 de Junho de 2006 às 18:50
Por: Daniele Dino

    Imprimir


Falta menos de um mês para Chapada dos Guimarães entrar em festa com o 23º Festival de Inverno. De 1° a 8 de julho a cidade, tradicionalmente ponto turístico devido sua incomparável beleza natural, também atrairá turistas pela explosão de cultura que promete o Festival 2006. O despertar deste gigante das artes e cultura mato-grossenses aconteceu nesta quarta-feira (07.06), com o lançamento do evento, na Galeria da Secretaria de Estado de Cultura.

Para este ano, todos os envolvidos na organização do evento foram convictos: uma volta ao passado é mais do que necessária. Ou seja, um retorno às antigas origens, com muita dança, teatro, cinema, artesanato, coros e oficinas. “O festival tem que ser um marco nacional, voltar a lançar nomes para o país disse o secretario de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira. “Para isso, vamos investir muito nas variantes culturais”, concluiu.

O prefeito de Chapada dos Guimarães foi enfático, afirmando que “vamos construir um teatro especialmente para o evento, em frente a prefeitura, com capacidade para 500 lugares”, orgulha-se Gilberto Melo.

Para quem gosta de frio é bom ficar em casa. A temperatura vai subir e muito com as atrações musicais já confirmadas. Vanessa da Mata, o grupo Tradição, Vanguart, Abel Santos, Vera Capilé, Os Chorões, Orquestra Sinfônica da UFMT, Bionne, Kayamaré, Alma de Gato, Margareth Rodrigues, Os Morenos, Grupo Triênio, Iambu Latin Jazz, Orquestra de Flautas e muito mais já estão confirmados.

Mas é bom tomar cuidado, a cidade quer te seqüestrar com várias oficinas. Oficina de brinquedos populares, oficina de teatro, oficina de direção teatral, oficina de canto coral, oficina de pintura e mosaico, oficina de artesanato em sementes. São tantas opções, sempre gratuitas, que este ano o festival promete honrar o seu tema, “Identidades e Cultura”.

Os preparativos não estão somente voltados para as apresentações. No dia 30 de junho, as obras de recuperação da praça central estarão concluídas. Todo o calçamento está sendo trocado, os bancos refeitos, além de um grande trabalho de paisagismo promete tornar ainda mais agradável a passagem pela cidade. Toda a recuperação da praça, a reforma da igreja, e a realização do festival é uma iniciativa do Governo do Estado, via a Secretaria de Estado de Cultura e com o apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães.

Participaram do lançamento vários membros do Conselho de Estado de Cultura, o secretário João Carlos Vicente Ferreira, o secretário Adjunto de Cultura do Estado, Toco Palma, o secretario de Cultura e Turismo de Chapada, Daniel Pelegrinne, o prefeito de Chapada, Gilson Melo, entre várias outras autoridades.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296194/visualizar/