Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Junho de 2006 às 15:34

    Imprimir


A liberação de parte das emendas parlamentares estaduais para estudos que possam acelerar as obras de extensão da Ferronorte, até Cuiabá é uma das alternativas apresentadas pelo deputado estadual, Chico Daltro (PP). Ele articula com vários segmentos da sociedade, a realização de um ato público, amanhã (8), às 17h, na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá.

Na proposta do deputado, cada um dos parlamentares deve destinar recursos para EIA/RIMA (Relatório de Impacto do Meio Ambiente) para obras em regiões consideradas de preservação natural e patrimônio público. A manifestação terá a participação do Fórum Pró-ferrovia que buscam apoio aos projetos de viabilização da ferrovia até a capital de Mato Grosso em direção às regiões Médio Norte e Norte do Estado. “Cuiabá não pode ficar de fora desse processo de desenvolvimento”, afirmou Chico Daltro.

A Ferronorte é promessa de campanha política dos governos Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que esteve no cargo por oito anos. No entanto, os trilhos foram feitos somente até o município de Itiquira de onde é exportada grande parte da produção da região Sul até os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). “Temos que ser inseridos nesse contexto para também escoar a produção que vem das regiões Médio e Norte do Estado para os portos do Sul”, afirmou o deputado.

Segundo ele, a Ferrovia propiciará a redução do valor do frete que atualmente, varia de acordo com a moeda americana e européia. Ainda conforme Chico Daltro, a ferrovia é uma alternativa de transporte barato e menos poluente para o país. Apesar de toda a luta pela Ferronorte para Mato Grosso, muitos consideram que o Estado está atrasado no setor de transportes que depende somente das estradas em estados precários.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296224/visualizar/