Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 21:40
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


O governador Blairo Maggi abriu a Semana do Meio Ambiente em Mato Grosso com a assinatura de um convênio que possibilitará ações voltadas à Educação Ambiental a cerca de 50 mil alunos de escolas públicas de Cuiabá. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (05/06), no Parque Mãe Bonifácia, na capital mato-grossense.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a prefeitura de Cuiabá, levará os alunos da rede municipal de ensino para visitas aos três parques da capital: Mãe Bonifácia, Zé Bolo Flô e Masairo Okamura. O termo de cooperação-técnica é mais umas das ações que integram o Programa Mato-grossense de Educação Ambiental.

“Está mais do que provado que a Educação é o melhor caminho para a preservação do Meio Ambiente. Mas só a educação escolar não resolve, a população tem que entender que todos nós somos responsáveis, e não adianta pensar que só o governo vai resolver a questão”, afirmou Blairo Maggi.

Para o secretário de Meio ambiente, Marcos Machado, a intenção do programa é ter a adesão da sociedade civil organizada. Ele ressaltou que a Sema já tem cooperação-técnica com 65 municípios de Mato Grosso. “São convênios que, além da Educação Ambiental, envolve um conjunto de atividades de licenciamento, fiscalização e capacitação de servidores municipais e estaduais”, salientou o secretário.

Machado explicou que em Cuiabá a Sema irá disponibilizar educadores e técnicos em Educação Ambiental para receber e orientar estudantes nos períodos matutino e vespertino, nos parques da cidade. De acordo com o secretário de Educação de Cuiabá, João Pedro Valente, o programa irá propiciar “educação ambiental permanente” para os alunos da rede municipal.

“É uma parceria muito interessante, como outras que já desenvolvemos com o Governo do Estado, como o caso da Educação Sanitária e Educação para o Trânsito. Isso traz resultados positivos, pois as crianças levam as informações para casa e essas ações têm um efeito multiplicador muito grande”, explicou Valente.

A professora e especialista em Educação Ambiental, Norma Sueli Teixeira, da escola municipal Augostinho Colli, de Cuiabá, acredita que o programa vai facilitar o trabalho dos professores. “Todas as informações que passarmos em sala de aula serão melhor assimilados por eles”, salientou.

Continuando as comemorações da Semana do Meio Ambiente, o governador entregará oito veículos à Sema, às 15h30, no pátio do Palácio Paiaguás. Logo após, Blairo Maggi fará a entrega do "Selo Verde", um certificado de respeito ao Meio Ambiente à cinco empresas de Mato Grosso que desenvolvem projetos de preservação ambiental. Essa solenidade acontecerá no Salão Nobre.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296588/visualizar/