Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 18:30
Por: Juliana Michaela

    Imprimir


Homenagear pessoas, entidades e órgãos públicos que tiveram e têm um papel fundamental na preservação da ecologia e do meio ambiente de Cuiabá e Mato Grosso. Com esta proposta os 19 vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá parabenizaram 57 pessoas que receberam a Medalha Ecológica Municipal nesta segunda-feira ( 05.06), no Dia Internacional do Meio Ambiente.

A sessão solene de outorga de honrarias aconteceu juntamente com a abertura da II Conferência Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Qualidade de Vida, que ocorre no período de 05 a 08 de junho, no Colégio Liceu Cuiabano. A criação da Medalha Ecológica Municipal foi instituída através do Projeto de Resolução nº 9 de 16/12/2005, de autoria do vereador Marcus Fabrício (PP).

O vereador disse que a idéia para criação da Medalha Ecológica surgiu na I Conferência Municipal do Meio Ambiente a pedido do diretor da secretaria municipal de meio ambiente, Abel Nascimento, que gostaria que a Câmara homenageasse as pessoas que têm contribuído para o trabalho de preservação ambiental.

"É importante estarmos homenageando com a Medalha Ecológica os representantes de entidades e órgãos públicos que lutam em beneficio à preservação ambiental e educação ambiental. A Câmara Municipal através dos 19 vereadores aprovaram em unanimidade o projeto de resolução", disse o vereador Marcus Fabrício.

A coordenadora da Associação dos Magistrados em Tangará da Serra, a juíza de direito, Wandinelma Santos, foi uma das homenageadas indicadas pelo vereador Luiz Poção (PSDB). Ela recebeu a Medalha por estar à frente na mobilização feita pelos magistrados ao plantarem mudas de árvores na nascente do rio Queima-pé, em Tangará. O ato público ocorreu durante um encontro regional na cidade.

O jornalista Eugênio de Carvalho foi homenageado pela presidenta da Câmara de Cuiabá, vereadora Chica Nunes (PSDB). Ele foi agraciado devido a um trabalho de coleta de material reciclado. "Eu faço esse trabalho há 14 anos. O produto disso é que vendo para empresas especializadas e o dinheiro é todo entregue para entidades filantrópicas que cuidam de crianças e idosos. A cada mês passo o dinheiro arrecadado a uma entidade, assim todas são beneficiadas", declarou Eugênio de Carvalho.

O professor de física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Nicolau Priante Filho foi homenageado pelo vereador Domingos Sávio (PMDB), por realizar vários projetos relacionados ao meio ambiente, como o projeto Coorimbatá que cria uma cooperativa dos pescadores e artesões do rio Coxipó; o projeto de experimentos de grande escala na biosfera e atmosfera na Amazônia e o projeto de reuso da água de enxágüe de lavagem de roupas para descarga doméstica.

"É muito bom receber em vida homenagens de reconhecimento pelo trabalho que venho desempenhando, principalmente porque sinto que estou contribuindo para a minha cidade seja um lugar melhor para se viver", salientou o professor universitário.

Outro homenageado foi o fiscal do meio ambiente da prefeitura, Veríssimo Lemes do Nascimento. "Sou funcionário da prefeitura há 25 anos e receber essa homenagem deixa a gente sem palavras, principalmente porque considerava que quem recebia eram somente às pessoas renomadas, como juizes e promotores. O trabalho de fiscal é muito árduo, às vezes nos tornamos chatos por desempenhar uma função como essa", disse Veríssimo Lemes do Nascimento. O fiscal destacou que após o surgimento da parceria Prefeitura com o Juvam e o Ministério Público, as políticas de meio ambiente estão conseguindo ser efetivadas.

Na solenidade, o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos salientou a importância da parceria da Prefeitura com o Ministério Público na criação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. "Graças a parceria com o Ministério Público, estamos trabalhando com mais tranqüilidade e obtendo resultados importantes para a sociedade", ressaltou Wilson Santos.

Cada vereador da 16º legislatura da Câmara Municipal de Cuiabá pode indicar três pessoas, entidades e órgãos para receberem a Medalha Ecológica Municipal. Na sessão solene, os homenageados receberam também diploma referente à concessão.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296605/visualizar/