Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Junho de 2006 às 13:13
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Deputado Riva, primeiro-secretário da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, enviou indicação ao governo do Estado sobre a necessidade de estabelecer convênio entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Hospital Municipal de Mirassol D’Oeste, município distante 320 quilômetros a Oeste da capital.

O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população brasileira. Todos os cidadãos têm direito a consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de Saúde vinculadas ao SUS, sejam públicas (da esfera municipal, estadual e federal), ou privadas, contratadas pelo gestor público de saúde.

O hospital municipal de Mirassol D’Oeste não conseguiu, apesar dos esforços realizados, se conveniar ao Sistema de Saúde, em função de algumas pendências técnicas (não estruturais). Entretanto, as regularizações técnicas estão sendo providenciadas para que o convênio junto ao SUS seja autorizado e a unidade de saúde consiga atender a demanda.

Tal medida segundo o deputado Riva, irá propiciar a realização de partos e outros procedimentos. Atualmente as parturientes têm de se deslocar até Cáceres. Além da distância há outros fatores que prejudicam as pacientes. Em Mirassol foram registrados nove casos de recém-nascidos mortos em decorrência do parto que exigia urgência.

O deputado Riva e o Secretário Municipal de Saúde, Ivanildo Amaral de Queiroz, assinam a reivindicação do convênio que visa propiciar o acesso da população à saúde.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/296668/visualizar/