Riva solicita curso em agronegócio para Unemat de Colíder
Desde o inicio do ano 2000 até os dias de hoje, o parlamentar progressista mantém suas ações em beneficio do desenvolvimento da região e da maximização do conhecimento humano da população. Prova maior está na ampliação dos cursos ministrados na unidade estadual de ensino superior com disponibilidade por aptidão do formando.
A preocupação da sociedade de Colíder pela implantação dos novos cursos foi justificada em um estudo que, segundo dados compilados em 2001, cerca de 700 jovens concluíam o ensino médio, por ano, no município. Destes, apenas 5% chegavam a cursar o ensino superior e dificilmente retornavam à cidade depois de formados e qualificados.
A realidade de hoje aponta para a manutenção do aluno na cidade, pois as novas frentes de qualificações abrem perspectivas para os mais variados campos de trabalho.
Para dar consistência nas ações direcionadas à educação, especificamente para a Unemat, o deputado Riva e o prefeito Celso Banazeski solicitaram ao reitor Taisir Mahmudo Karin a instalação do curso de ‘Administração de Empresas com ênfase em Agronegócio’. Para esta modalidade são previstas a abertura de cinqüenta vagas.
“É uma antiga reivindicação dos moradores de Colíder que tem sua economia notadamente baseada no campo do agro-pastoril”, argumenta Riva lembrando que: “Não só atenderá os moradores da cidade, mas todos aqueles que residem nas regiões próximas, pois se trata de um ramo de grande importância para o desenvolvimento econômico e produtivo de Mato Grosso”.
A Unemat tem no Estado, campus com faculdades especializadas e pós-graduação em diversas áreas nas cidades de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Juara, Luciara, Pontes e Lacerda, Sinop e Tangará da Serra.
O Oficio de Nº 1037/06, que versa sobre a solicitação, foi encaminhado ao reitor da Unemat, com sede em Cáceres, em 27 de maio de 2006.
Comentários