Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 23 de Maio de 2006 às 19:10
Por: Biagio Talentto

    Imprimir


SALVADOR - Uma carga de embalagens usadas da substância radioativa tecnécio 99m, usada em exames de cintilografia, foi saqueada por moradores da zona rural de Juazeiro, a 500 quilômetros de Salvador. Os vasilhames foram levados na segunda-feira, após o caminhão, que transportava o material hospitalar de Fortaleza para São Paulo, tombar. As embalagens iriam para a empresa Bionuclear Diagnósticos.

Técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e Comissão de Energia Nuclear (Cnen) informaram à polícia da região que as sobras de material não oferecem riscos de contaminação do meio ambiente e às pessoas que saquearam a carga. Mas a manipulação inadequada do tecnécio 99m, que é diluído em água para ser injetado nas pessoas que se submetem à cintilografia, pode causar irritação na pele.

Uma operação policial para recuperar a carga está sendo feita no povoado de Carnaíba, perto do local do acidente. Cinco dos 12 vasilhames (um dos quais com o lacre rompido) retirados do caminhão, haviam sido recuperados até a tarde desta terça-feira.

Técnicos do Ipen e do Centro de Recursos Ambientais do Estado (CRA) estão na região investigando as circunstâncias do acidente. Conforme o CRA, a empresa SOS Socorros Médicos, à qual pertence a carga, deve ser multada por não ter acondicionado o material de forma adequada. O caminhão pertence à transportadora LDB, que não tem autorização para trafegar com material radioativo.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/299188/visualizar/