Repórter News - reporternews.com.br
Maior avião do mundo faz 1º vôo-teste para Londres
Cerca de 200 entusiastas da aviação acompanharam, a partir do estacionamento da estação de metrô Hatton Cross, próxima ao aeroporto, a chegada da aeronave a Londres.
A empresa BAA, que administra Heathrow, está gastando 450 milhões de libras (US$ 850 milhões) nas reformas para adequar o aeroporto a receber o A380.
O projeto do “superjumbo” foi iniciado no começo dos anos 1990, com a idéia de desenvolver um sucessor para o Boeing 747, em operação comercial há mais de 30 anos.
Desde 1993, o projeto já consumiu cerca de US$ 10 bilhões. Cada avião está sendo vendido a um preço de US$ 295 milhões. Até agora, 16 companhias já encomendaram 159 aeronaves A380 à Airbus.
Apesar de transportar até 35% mais passageiros do que o Boeing 747, o A380 consome 12% menos combustível por assento, num nível de consumo comparável com o de um carro familiar econômico, segundo o argumento da Airbus.
Com dois andares de assentos, o A380 pode transportar 555 pessoas se for configurado com classes diferentes ou 840 se tiver apenas assentos de classe econômica.
A aeronave conta ainda com amenidades como bares, salas, salões de beleza e lojas de duty-free, segundo as especificações dos operadores.
Uma versão de carga do avião - denominada 800F - será o primeiro avião de carga com três andares. A Airbus prevê que em 20 anos os aviões de grande porte como o A380 estarão fazendo cerca de 3,4 mil vôos diários de 200 aeroportos em todo o mundo.
A empresa BAA, que administra Heathrow, está gastando 450 milhões de libras (US$ 850 milhões) nas reformas para adequar o aeroporto a receber o A380.
O projeto do “superjumbo” foi iniciado no começo dos anos 1990, com a idéia de desenvolver um sucessor para o Boeing 747, em operação comercial há mais de 30 anos.
Desde 1993, o projeto já consumiu cerca de US$ 10 bilhões. Cada avião está sendo vendido a um preço de US$ 295 milhões. Até agora, 16 companhias já encomendaram 159 aeronaves A380 à Airbus.
Apesar de transportar até 35% mais passageiros do que o Boeing 747, o A380 consome 12% menos combustível por assento, num nível de consumo comparável com o de um carro familiar econômico, segundo o argumento da Airbus.
Com dois andares de assentos, o A380 pode transportar 555 pessoas se for configurado com classes diferentes ou 840 se tiver apenas assentos de classe econômica.
A aeronave conta ainda com amenidades como bares, salas, salões de beleza e lojas de duty-free, segundo as especificações dos operadores.
Uma versão de carga do avião - denominada 800F - será o primeiro avião de carga com três andares. A Airbus prevê que em 20 anos os aviões de grande porte como o A380 estarão fazendo cerca de 3,4 mil vôos diários de 200 aeroportos em todo o mundo.
Fonte:
BBC Brasil
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/300316/visualizar/
Comentários