Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 10 de Maio de 2006 às 08:53
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


A posse do ouvidor-geral e ombudsman de Cuiabá completou o primeiro escalão da prefeitura de Cuiabá. O jornalista Eduardo Ricci é o primeiro a assumir o cargo criado pelo prefeito Wilson Santos (PSDB). Também ontem tomaram posse o novo secretário de Defesa e Cidadania, advogado Ricardo Siqueira da Costa (PDT), e os adjuntos Euze Carvalho (Assistência Social e Desenvolvimento Humano) e Sandra Sinohara (Finanças).

“Concluímos o primeiro escalão. Todas as forças que nos apoiaram estão contempladas”, disse o prefeito Wilson Santos, logo após a posse, ao se referir à nomeação de Ricardo Siqueira, que se afastou da presidência do PDT para assumir a pasta. Além do PDT, apoiaram a eleição de Wilson Santos o PSB, o PTB e o PHS. Siqueira foi sub-coordenador geral da campanha do tucano.

No segundo escalão, no entanto, resta ainda a secretaria adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão, que está livre desde a posse de Reginaldo Amorim no cargo de secretário, em 23 de janeiro de 2006. “Vamos começar a trabalhar nisso”, disse Wilson ao afirmar, no entanto, que não existe prazo para anunciar.

OMBUSDMAN -- O cargo de ombudsman da prefeitura foi uma promessa de campanha do prefeito tucano. Ele terá livre trânsito em todas as secretarias e vai ser o responsável por levar as críticas e reclamações da sociedade até o prefeito. Ricci ocupará o cargo por um ano, sem direito à recondução, e não poderá ser demitido durante este período.

Até o final do mês de maio, Eduardo Ricci deve divulgar o primeiro artigo na imprensa cuiabana com as primeiras críticas à gestão municipal. Segundo ele, mesmo antes de ser nomeado, as pessoas já ligavam para fazer reclamações ao ombudsman, tão logo ele foi anunciado para o cargo.

As principais reclamações, segundo Ricci, são referentes a problemas de infra-estrutura, saúde e transporte coletivo. “A presença do ombudsman significa um aperfeiçoamento da gestão. Acho que ele inibe os desmandos administrativos, o uso da máquina e a corrupção”, ponderou o novo integrante do staff.

“Ele é o mais representativo secretário da administração, ele não está aqui para bater palmas para o prefeito, se quiser pode fazê-lo, mas não será pago para isso”, disse o prefeito, ao destacar que o ombudsman representa o fortalecimento da sociedade.

O ouvidor geral, ou ombudsman, vai atender na sobreloja do Palácio Alencastro. Conforme Ricci, em princípio uma atendente estará disponível para receber e registrar as críticas que serão encaminhadas ao seu conhecimento. Em breve uma linha telefônica e um endereço eletrônico também serão disponibilizados para que a sociedade faça suas críticas.

A posse foi prestigiada por amigos e familiares dos novos integrantes do staff, pelo presidente da OAB de Mato Grosso, Francisco Faiad, pelos secretários José Bussiki, Edivá Alves, pela primeira-dama, Adriana Bussiki, e por alguns integrantes do PDT, entre outros.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/301986/visualizar/