Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 13 de Abril de 2006 às 15:00
Por: LENITA VIOLATO

    Imprimir


“O movimento comunitário está se fortalecendo. Quem achava que presidente de bairro era só pra invadir área, se surpreenderá ao ver que temos projetos”, afirmou Édio Martins de Souza, presidente da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), pouco antes de receber o certificado de conclusão do curso de Noções de Elaboração e Gerenciamento de Projetos, oferecido pelo Governo do Estado há 92 líderes comunitários de Cuiabá.

“Mato Grosso tem um dos mais atuantes movimentos comunitários do Brasil, e parcerias como esta com o Governo do Estado contribuem para isto”, afirmou Édio Souza.

O curso de qualificação foi oferecido pelas Casas Civil e Militar, em parceria com a Escola de Governo, para líderes comunitários dos bairros das regiões norte, leste e oeste da capital. De acordo com a diretora de Educação Continuada da Escola de Governo, Toshiko Rios, o curso foi estruturado para que os participantes adquirissem as técnicas para elaborar e gerenciar projetos auto-sustentáveis.

“O curso nos ajudou a conhecer melhor bairro, os problemas enfrentados e onde e como buscar as soluções”, afirmou a presidente do bairro Quilombo, Marilyn Ferreira da Costa Silva. Para ela, a integração entre diversos líderes foi importante para discussão dos problemas comuns nos bairros.

O coordenador comunitário da Casa Civil, Genilton Nogueira, afirmou que a iniciativa do Governo do Estado é inédita no país e “daqui pra frente serão multiplicadas as ações de integração e discussão dos problemas da comunidade”.

O diretor da Escola de Governo, Almir Balieiro, que, no primeiro momento tem a missão de qualificar os servidores públicos estaduais, disse que o convite para que a instituição participasse da capacitação dos líderes comunitários era para integrar vários órgãos de governo nas ações de cidadania. “A Escola de Governo contribui para que os líderes comunitários não saiam pedindo . Agora eles têm grandes projetos e isso vai ao encontro do fortalecimento do trabalho das lideranças comunitárias”, afirmou Balieiro.

Para o presidente do bairro Aroeira, Moacir Alves de Carvalho, “a partir de agora muitos líderes poderão andar com as próprias pernas”.

Para o término do curso, os participantes se reuniram em grupos foram divididos por regiões e elaboraram nove projetos-piloto:

Região Oeste Projeto de saneamento básico comunitário Programa de casas populares Programa de gerão de emprego e renda na comunidade Saúde é o Estado de completo bem-estar físico, mental e social

Região Leste Cooperativa de artesanato Cooperativa prestadora de serviços Padaria comunitária

Região Norte Cooperativa de reciclagem da região norte Projeto de Assistência integral à criança e ao adolescente no contra-turno escolar





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306348/visualizar/