Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 11 de Abril de 2006 às 09:24

    Imprimir


Os prefeitos e entidades de classe dos municípios da região Norte se reuniram hoje, com os parlamentares da Bancada Federal de Mato Grosso na Associação Mato-grossense dos Municípios, para apresentar uma pauta de reivindicação com o objetivo de minimizar a crise financeira que atinge toda a região. Os prefeitos discutiram uma saída para o caos socioeconômico provocado pela desestruturação da cadeia produtiva do setor primário. Ele cobram uma definição do Governo Federal sobre a pavimentação da BR-163 e a construção da ferrovia, para escoamento da produção. Além destes pontos, a taxação do preço mínimo e a definição da política agrícola pelo Governo Federal.

O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, Cidinho enalteceu a luta dos prefeitos em busca de uma solução para a crise. Na ocasião, ele anunciou que nos próximos dias 18 e 19 de abril, os prefeitos estarão na AMM, quando a entidade completa 23 anos de fundação, para um grande encontro com o Ministro das Cidades e outras autoridades, para discussão de problemas inerentes aos municípios. “Vamos tratar de questões fundamentais, como a crise financeira e a pesada carga tributária”, lembrou.

O prefeito de Sinop, Nilson Leitão apresentou um quadro geral sobre a situação da crise relacionada ao agronegócio. Ele frisou que a região Norte corresponde a 33%da produção nacional de soja e por esta razão precisa de mais atenção do Governo. No balanço apresentado aos parlamentares, Nilson fez um comparativo de dados da produção brasileira com os Estados Unidos e a Austrália. Mostrou ainda que o Agronegócio de Mato Grosso contribui com a balança comercial em torno de 5 bilhões de dólares.

Na avaliação de Leitão, o custo por hectares de fertilizante ainda é o grande gargalo, seguida do custo de óleo diesel e hectares por ferrugem. “Em função do câmbio, passamos a dever mais. Com a queda de preços nos setores agrícola e pecuário, o desemprego cresce em larga escala. Somente em Sinop, registramos uma taxa de 14% de desemprego” disse ele, lembrando ainda que a indústria madeireira desempregou mais este ano.

O prefeito de Lucas do Rio Verde Marino Franz afirmou que Mato Grosso tem seu Produto Interno Bruto alicerçado na soja. Segundo ele, a colheita e o frete estão mais caros que o produto. Com isso, está inviabilizando o produtor. “Temos que resolver problema de logística o mais rápido possível. Para isto, contamos com a ajuda dos parlamentares de Mato Grosso, no sentido de interceder junto ao Governo” observou

A senadora Serys Marli garantiu que o Governo Federal já está agilizando os recursos necessários para a recuperação da BR-163. Serys assegurou que esteve com a Ministra Dilma Roussef na última sermana, quando ela prometeu liberar recursos para pavimentação de trechos da rodovia federal, como também para a MT-158. “Alem disso, os projetos para a construção de 49 pontes já foram aprovados. Os recursos deverão ser liberados ainda este mês” disse a senadora.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306816/visualizar/