Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 11 de Abril de 2006 às 08:23
Por: Téo Menezes

    Imprimir


A deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) percorreu 17 escolas de Cuiabá na tentativa de buscar apoio para aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto no Congresso. A decisão foi tomada após absolvição de grande parte dos parlamentares acusados de envolvimento no "mensalão".

Ao todo, Thelma percorreu somente na semana passada 17 bairros de Cuiabá. A PEC que prevê o fim do voto secreto foi apresentada pelo deputado Antônio Fleuri (PTB-SP) e outros parlamentares que alegam que o voto secreto dificulta a fiscalização popular. Precisa de apoio de 60% dos 513 deputados federais brasileiros e também do Senado.

"É uma vergonha, o Congresso Nacional ter imposto a impunidade ao país, inocentando os parlamentares acusados de corrupção. Nós deputados não podemos nos esconder da opinião pública. Defendemos o voto aberto para que o eleitor saiba e avalie se o deputado que elegeu está valendo o seu voto", afirma Thelma, em panfletos distribuídos pelas escolas da Capital.

Os defensores do voto secreto alegam que a medida foi mantida constitucionalmente após a ditadura militar como forma de garantir a liberdade de atuação parlamentar. Só com esse artifício o deputado e senador votaria sem temer represálias.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306840/visualizar/