Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 10 de Abril de 2006 às 06:41
Por: ALANA CASANOVA

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Silval Barbosa (PMDB) recebeu homenagem da Câmara Municipal de Cuiabá, ontem (06), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A outorga de honrarias do município foi feita em comemoração aos 287 anos da Capital e homenageou alguns cidadãos pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

“Nosso compromisso é honrar Mato Grosso pela forma carinhosa que fomos recebidos aqui. Cuiabá tem se destacado de forma categórica no Centro-Oeste e a nível nacional. E esta homenagem nos incentiva a trabalhar ainda mais pela nossa cidade”, declara o mais novo cidadão cuiabano, Silval Barbosa.

O vereador Domingos Sávio (PMDB), autor da entrega do título, esclarece que a homenagem tem o objetivo de reconhecer àqueles que direta ou indiretamente contribuíram de forma significativa com a sociedade cuiabana.

“Silval Barbosa é um nome de referência dentro e fora do meio político. Como deputado e principalmente como presidente da Assembléia é muito respeitado e tem trabalhado de forma a contribuir com o crescimento de Cuiabá e consequentemente de todo Estado”, justifica Domingos Sávio.

Para a coordenadora da Sala da Mulher da Assembléia, Roseli Barbosa, o título de cidadão cuiabano foi recebido com muita honra. ”O deputado Silval está muito feliz pelo reconhecimento e pela consideração da sociedade cuiabana. Como coordenadora da Sala da Mulher da AL, temos muito a agradecer, pois o presidente sempre nos deu todo apoio para desenvolver nossas atividades sociais junto a comunidade de Cuiabá”, diz Roseli.

Segundo ela, dentre as principais ações do parlamentar na área social em Cuiabá, estão: a destinação de R$ 50 mil reais de emenda para reforma da cobertura da Sociedade Pestalozzi, a doação de mais de dois mil colchões às 38 creches de Cuiabá, que ao todo acolhem mais de quatro mil crianças, a reforma da pediatria da Santa Casa de Misericórdia, Casa Barão de Melgaço, Conselho Municipal de dos Idosos de Cuiabá, a conquista junto a Secretaria de Trabalho Emprego e Cidadania (SETEC), de um espaço adaptado para a Associação de Deficientes Físicos do Pedra 90.

Além da área social, o deputado Silval participou efetivamente da busca pelo gasoduto em Cuiabá, esteve como representante do Poder Legislativo na Bolívia, em companhia do governador Blairo Maggi, onde articulou importantes negociações com o país vizinho para fornecimento de Gás Natural para o Estado.

O presidente da Assembléia tem contribuído ainda na luta pela chegada dos trilhos da Ferronorte a Cuiabá, bem como, a instalação da indústria de fertilizantes na Capital e a revitalização do Pantanal. “Já realizamos na Assembléia um Workshop para discutir a questão da Ferrovia, participamos de audiência com o governador e, representantes da empresa Brasil Ferrovias para que o estudo de impacto ambiental EIA/Rima seja feito e viabilize a passagem dos trilhos por Cuiabá”, defende Silval.

AÇÕES POR CUIABÁ - A 12ª Câmara Setorial Temática (CST) foi instituída pelo presidente da AL para discutir a revitalização do Pantanal com ênfase na Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá. Segundo o parlamentar, a idéia é montar uma proposta de desenvolvimento sustentável para a região, respeitando as diversidades ambientais e aproveitando todas as atividades disponíveis. A Unesco reconheceu o Pantanal Mato-grossense como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta integrando-o ao acervo dos patrimônios da humanidade.

FÁBRICA DE FERTILIZANTES – desde 2005 Silval tem participado de reuniões e audiência com o governador do Estado buscando a instalação da fábrica de fertilizantes da Petrobrás em Cuiabá. As lideranças mato-grossenses contam com os incentivos da Sudam, pois a Petrobrás vai pagar um quarto do IR (Imposto de Renda) em relação a Campo Grande. O empreendimento significa investimento de U$ 700 milhões e centenas de empregos. Silval Barbosa reafirmou que o movimento de luta para atrair a fábrica de fertilizantes para Cuiabá é de todos os mato-grossenses. “Nossas lideranças só reforçam uma luta que vinha sendo travada há tempo”, disse.

GASODUTO – o parlamentar apoiou a instalação do gasoduto em Cuiabá, considerando a importância do produto para a economia do Estado, e para a preservação do meio-ambiente. Para chegar até Mato Grosso, o gasoduto percorre 642 quilômetros partindo da Bolívia, passando por Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande, até chegar a Cuiabá. Na capital, alimenta a Usina Termelétrica. A principal vantagem do uso do gás natural é a preservação do meio ambiente. “Além dos benefícios econômicos para a Capital, o GN é um combustível não-poluente. Sua combustão é limpa, razão pela qual dispensa tratamento dos produtos lançados na atmosfera e atende nossa preocupação com o meio-ambiente”, declara Silval.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/306964/visualizar/