Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 08 de Abril de 2006 às 06:50
Por: Luciley Magalhaes

    Imprimir


O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso desembargador Paulo Inácio Dias Lessa instalou na manhã desta sexta-feira (7), no município de Acorizal, o Posto de Atendimento ao Eleitor. A unidade está vinculada à 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá. Com a instalação do posto eleitoral totalmente informatizado no município, possibilitando assim o acesso ao sistema de título on-line, os 5.179 eleitores de Acorizal podem a partir de agora receber na hora o documento requerido.

De acordo com o desembargador Paulo Lessa o posto de atendimento em Acorizal é o segundo nessa modalidade e representa um avanço para a Justiça Eleitoral no Estado. “Antes somente as cidades sedes de Zonas Eleitorais possuíam o sistema de título on-line”, disse Lessa. Para a instalação do posto eleitoral no município foram investidos cerca de R$ 9 mil reais, em parceria firmada com a prefeitura e a câmara de vereadores do município.

A solenidade também marcou a reativação do Cartório de Notas e Paz de Acorizal que há mais três anos estava desativado. Em seu discurso o vice-presidente do TJ/MT, desembargador Jurandir Florêncio de Castilho enfatizou a importância para o cidadão acorizalense da instalação do posto eleitoral no município. “O Senhor (referindo-se ao desembargador Paulo Lessa) não imagina os benefícios que este posto traz para a comunidade”, disse Castilho.

Também compareceram à solenidade de instalação do posto eleitoral o vice-presidente do TRE/MT e corregedor-geral eleitoral desembargador Antonio Bitar Filho, o corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Munir Feguri, o diretor geral do TRE/MT Mauro Diogo, prefeito de Acorizal Meraldo Figueiredo Sá, promotor da 39ª Zona Eleitoral Miguel Slhessarenko Júnior, presidente da câmara municipal de Acorizal, e o vereador José Carlos Teixeira da Silva.

Leia a íntegra do discurso do Presidente do TRE-MT, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa proferido hoje (7/4) na solenidade de instalação do posto eleitoral em Acorizal .

A Justiça Eleitoral brasileira tem demonstrado, nos últimos anos, uma grande evolução.

Começou em 1986, com a mudança para o atual documento eleitoral e a criação do cadastro nacional informatizado, que conta com dados de mais de 130 milhões de eleitores.

O nosso cadastro de eleitores é a maior, mais segura, mais completa e atualizada base de dados existente no Brasil.

Totalmente informatizado, permite que, por exemplo, a partir de Acorizal, a Justiça Eleitoral possa identificar a existência de um eleitor em qualquer cidade brasileira.

Também impede, por exemplo, que um eleitor tenha mais de uma inscrição eleitoral.

O eleitor pode até estar com dois documentos – no caso de transferência de domicílio e não entrega do título velho. Mas, na hora de votar, temos a segurança de que o nome do eleitor estará em apenas uma única seção eleitoral.

Depois, com o advento da urna eletrônica, conseguimos ser a principal expressão eleitoral no mundo.

Não existe, em nenhum país, sistema de votação e apuração mais seguro, transparente e rápido que o brasileiro.

A urna eletrônica fez sumir da nossa cultura a hipótese de fraude em votação e apuração.

No Brasil, mais que em qualquer outro país, uma eleição pode acabar pela diferença de um único voto e ninguém tem condições de questionar a apuração.

Afinal, pelo sistema brasileiro, voto dado é voto apurado.

E agora, finalmente, devemos destacar a presença da Justiça Eleitoral em todas as cidades brasileiras – através de Cartórios ou Postos Eleitorais.

Nesse aspecto, destaca-se o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que vem trabalhando pela interiorização da Justiça.

No mês passado, por exemplo, fruto de um processo de re-zoneamento, levamos a presença da Justiça para cidades longínquas, como Brasnorte, Guarantã do Norte, Ribeirão Cascalheira, Aripuanã, Cotriguaçu e Nova Monte Verde.

A instalação de um posto eleitoral totalmente informatizado em Acorizal – o segundo em Mato Grosso – representa um novo avanço.

Antes, o sistema de título on-line, pelo qual o eleitor recebe na hora o documento requerido, existia apenas nas cidades sedes de Zonas Eleitorais.

Um grandioso trabalho, aliás, realizado pelo eminente desembargador Jurandir Florêncio de Castilho, quando presidiu o TRE de Mato Grosso.

Castilho implantou o serviço de título on-line em cidades sedes de Cartórios Eleitorais. Era um serviço disponível apenas em Cuiabá.

Agora, podemos, por exemplo, levar esse benefício para todas as cidades mato-grossenses. Basta apenas informatizar os postos eleitorais. Nisso, é fundamental as parcerias com as Prefeituras e Câmaras Municipais, como a que foi realizada em Acorizal.

Agradeço, portando, a colaboração do sr. Prefeito Meraldo Figueiredo Sá para a instalação do posto eleitoral nesta cidade e, também, quero destacar a ação do nosso Juiz Eleitoral Gilperes Fernandes da Silva, que não mediu esforços para a concretização desse avanço.

Parabéns para toda a comunidade e autoridades de Acorizal.

Muito obrigado.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/307241/visualizar/