Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 30 de Março de 2006 às 09:44
Por: Katiúscia Manteli

    Imprimir


A Assembléia Legislativa aprovou em primeira votação o Projeto de Lei que institui o dia 29 de abril como Dia Estadual da Dança. A proposta, do deputado estadual Carlos Brito (PDT), foi aprovada nesta quarta-feira, dia 29.

A iniciativa visa prestigiar uma importante categoria de profissionais, além de estimular a prática de ações que dinamizem a divulgação da dança entre a sociedade. O autor da proposta explica que o dia 29 foi escolhido em razão de ser a data na qual se comemora o Dia Internacional da Dança. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Paralelo ao Dia Internacional da Dança, comemora-se o aniversário de Jean-George Noverre, nascido em 1727, formulador das bases cênicas da dança no século 18 e autor das “Cartas sobre a Dança e os Ballets”, livro fundamental até os dias atuais para o estudo da teoria e prática da dança. “Acreditamos que o fato de ser não só uma comemoração internacional, mas também estadual, o empenho e a satisfação de promover eventos e apresentações, bem como homenagear os profissionais da dança, será muito maior”, ressaltou Brito.

De acordo com o professor de dança, Ricardo Blanco, um dos percussores da dança de salão em Mato Grosso, essa iniciativa vai possibilitar as parcerias para fomentar a dança. “Se instituída a data poderemos realizar festivais de danças, eventos, cursos e oficinas para alunos e profissionais”.

Há seis anos em Cuiabá, Ricardo é responsável pelos shows do consagrado Carlinhos de Jesus, realizados na capital mato-grossense nos anos de 1999 a 2004. Apaixonado pela dança, o professor está implantando em Cuiabá a Associação Nacional de Dança, com sede no Rio de Janeiro.

Para Brito, a instituição da data representará também significativo estímulo para grupos folclóricos, para dançarinos e àqueles que vêem na dança uma oportunidade de trabalho ou até mesmo uma opção de lazer ou realização pessoal. “A promoção de cursos e concursos será impulsionada, o que poderá levar o Poder Público e também a iniciativa privada a investir em eventos e profissionais”, salientou o deputado, justificando ainda que as comunidades, nas quais as comemorações irão acontecer, serão beneficiadas demonstrando a relevância e o alcance social do projeto.

Os benefícios da dança para o ser humano Um dos objetivos do deputado estadual Carlos Brito em instituir o Dia Estadual da Dança é incentivar a prática de tal manifestação artística, que interfere atualmente de forma direta na saúde das pessoas, ajudando a prevenir, de forma natural, saudável e divertida, várias doenças. Por exemplo:

• A dança trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial; • Desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e corporal;

• Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos • Possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais;

• Torna-se uma opção de lazer.





Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/308839/visualizar/