Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 22 de Março de 2006 às 06:53
Por: Adriana Nascimento

    Imprimir


Uma série de celebrações a partir de hoje vai homenagear um dos ícones que ficaram para a história, o ex-governante de Mato Grosso Dom Francisco de Aquino Corrêa. Uma missa hoje, às 18h30, na Catedral Metropolitana, relembra os 50 anos de sua morte. A idéia veio do deputado estadual Carlos Brito (PDT) que, diante da sua grandiosa e importante história, reivindicou o estabelecimento de um calendário de atividades em homenagem a ele.

Dom Aquino foi arcebispo de Cuiabá e o único representante mato-grossense a compor o quadro da Academia Brasileira de Letras até os dias atuais. Entre as atividades da programação está uma sessão solene na Assembléia Legislativa para registrar o cinqüentenário da sua morte. “Dom Aquino foi uma das pessoas mais importantes para a história de Mato Grosso”, aponta o parlamentar.

“Me preocupo com os jovens que, muitas vezes, não conhecem a verdadeira história que os cerca”. Com o objetivo de registrar o cinqüentenário da morte de Dom Aquino e divulgar a sua história, Brito também está trabalhando a edição de um selo em sua homenagem e uma proposta de um concurso de redação para estudantes das escolas de todo o Estado. Também a exibição de um documentário sobre a vida de Dom Aquino pela TV Assembléia e a recuperação da Casa Dom Aquino, um dos patrimônios históricos do Estado. “É uma forma de lembrá-lo à sociedade”.

As ações propostas pelo deputado envolvem a Academia Mato-grossense de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e o Governo do Estado. Em conversa com o chefe do Executivo, Blairo Maggi, Brito foi informado que terá todo o apoio na iniciativa. “Dom Aquino não se resume só a uma figura histórica. É um referencial de sabedoria e conduta pública e, por isso, Mato Grosso deve celebrar esta data”, salientou o governador. Junto com as atividades que devem ser desenvolvidas pelo poder público em honraria ao político que foi Dom Aquino, a Arquidiocese de Cuiabá vai desenvolver ações religiosas que resgatarão a importância do homenageado para os fiéis católicos.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/310890/visualizar/