Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 17 de Março de 2006 às 16:55

    Imprimir


O deputado federal Wellington Fagundes reuniu-se nesta semana com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller e com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Ronaldo Teixeira da Silva. O objetivo do encontro, realizado em Brasília, foi encontrar formas de retomar o convênio entre a UFMT e a prefeitura de Primavera do Leste.

Segundo Fagundes, a reunião foi importante no sentido de buscar soluções para a questão em curto prazo. Na próxima segunda-feira (20/03) acontece uma nova rodada de negociações em Cuiabá, envolvendo a comunidade acadêmica, representantes do MEC e a Assembléia Legislativa, representada pela deputada Verinha Araújo (PT).

O prefeito Getúlio Viana, em função de dificuldades financeiras do município, cancelou o convênio firmado com a UFMT para o funcionamento de cinco cursos na cidade. Em função disto, cerca de 250 alunos ficaram sem aulas.

Na avaliação de Wellington a crise pela qual passa o setor do agronegócio é um dos grandes responsáveis pela queda de arrecadação do município, que hoje encontra dificuldades para manter o convênio. “Isto, no entanto, não tira a legitimidade da reivindicação dos universitários, que é justa”, explica Wellington. “É por este motivo que procuramos formas de resolver este impasse”, complementa.

NOVOS CAMPI

Além de buscar soluções para o atual problema que atravessa a UFMT em Primavera do Leste, também foram discutidas questões para o futuro da universidade naquela região. O reitor Paulo Speller e o secretário adjunto Ronaldo Teixeira concordam que o diálogo é fundamental no sentido de ampliar o número de campi da UFMT e, consequentemente, a oferta de ensino superior no estado.

O deputado Wellington possui projetos em tramitação na Câmara dos Deputados que sinalizam neste sentido. Os projetos de lei nº 5967/05 e 5968/05 autorizam o poder executivo a criar, respectivamente, os campi da UFMT em Campo Verde e Primavera do Leste.

Ele também apresentou o projeto 5966/05, autorizando a criação do campus da UFMT em Chapada dos Guimarães. “Com a criação destas novas unidades, esperamos aumentar a oferta de ensino superior para o estado de Mato Grosso”, finaliza Wellington.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/311849/visualizar/