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Politica Brasil
Sexta - 17 de Março de 2006 às 16:46
Por: Daniele Danchura

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A Escola de Governo forma este mês a primeira turma do curso de pós-graduação MBA Administração de Projetos do Setor Público. Ao todo, são 42 alunos-servidores que irão utilizar o conhecimento adquirido junto às suas instituições, assumindo a função de gestor de projetos no setor público. O curso foi uma proposta institucional do governador Blairo Maggi para montar o escritório de projetos do Governo.

O curso teve início em 31 de maio do ano passado e termina nesta sexta-feira (17/03). A formatura está prevista para o dia 31 deste mês. O curso foi dividido em 18 módulos, com uma carga horária de 480 horas, sendo 380 de aulas presenciais, 60 de projetos e 40 para apresentação de trabalhos.

Para a realização da pós-graduação a Escola de Governo firmou uma parceria institucional com a Escola de Superior de Gestão Comercial e Marketing (Esic), que tem como colaboradora a empresa PM21, e a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

A PM21 é uma empresa que atua no Planejamento e Gerenciamento de Projetos. Com foco em técnicas gerenciais voltadas para resultados tem como missão proporcionar o sucesso dos projetos nas organizações públicas e privadas, por meio de uma metodologia baseada em conceitos disseminados por instituições internacionais.

Apesar da parceria, a Escola de Governo é a instituição responsável pelo curso, que tem na coordenação pedagógica a professora Regina Lúcia Borges Araújo, e a Esic/PM21 ficou com instituição ministrante, com coordenação acadêmica de José Barbosa de Souza Filho.

Nesta semana, os alunos apresentaram os trabalhos de conclusão com temáticas voltadas às atividades de suas secretarias/órgãos. São projetos de intervenção que poderão ter aplicabilidade na área de trabalho. Os temas são Banco de Crédito Ambiental, Gerenciamento dos Recursos Financeiros pelas Unidades Executoras das Escolas Estaduais, Nossa Frota – Meu Carro (Renovação da Frota Estadual), Projeto Piloto de Estruturação de Empreendimento Solidário na Comunidade de Morrinho, Estruturação e Avaliação do Sistema de Controle Interno dos órgãos do Poder Executivo, Programa de Desenvolvimento do Clima Organizacional, Educação para o Consumo na TV, Escritório Central de Projetos de Tecnologia da Informação, Projeto Piloto de Energia Solar em Assentamento Rural, Desenvolvimento da Cidadania – Estruturação e Capacitação dos Conselhos Municipais e Estudo de Viabilidade Técnica do Plano Viário do CPA.

No trabalho sobre Gerenciamento dos Recursos Financeiros pelas Unidades Executoras das Escolas Estaduais o objetivo é realizar uma capacitação continuada dos gestores de escolas para que entendam o procedimento de como administrar os recursos financeiros destinados às instituições. “Ás vezes, por estarem sem conhecimento técnico, gastam o recurso no que não se deve. Hoje o que há nessa área é um treinamento de quatro horas, mas que não está funcionando. O nosso propósito é a implantação de cursos de 80 horas, de forma geral, para todos os gestores e também o conselho deliberativo. É preciso prepará-los para que os recursos tenham mais atuação de forma técnica, para saber como aplica-los sem desperdiça-los”, explicou o aluno/servidor da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mário Lúcio.

Segundo Mário, o que levou ele e o grupo a escolherem esse tema para o trabalho foi o fato de estarem acontecendo evolução de recursos e de prestações de contas, demissões de gestores, por causa do despreparo destes. “Precisamos mudar essa situação”, concluiu.





Fonte: Assessoria/Sad-MT

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