Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 15 de Março de 2006 às 13:10
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Com população estimada em 66 mil habitantes, a cidade de Primavera do Leste, distante192 kms da capital ao Sul do Estado, tem três faculdades de ensino superior, e poderá ganhar mais uma, a Unemat. UNICEM, UNIVAG e UFMT são as opções atuais. Ampliar o acesso ao ensino superior com condições favoráveis às pessoas impossibilitadas de freqüentar uma instituição privada e aumentar o percentual do corpo docente.

A indicação 1996/05 solicitando construção do campus estadual parte dos deputados José Riva e Eliene Lima (ambos PP) que a encaminhou a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. Enviada consulta ao professor Taisir Mahrmud Karin – reitor da Unemat, este prontamente reportou a secretária Flavia Maria Nogueira que não descarta comprometimento no estudo da viabilidade de atendimento ao pleito dos deputados progressistas.

Atualmente a Unemat mantém campus nas cidades de: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder Juara Luciara Nova Xavantina Pontes e Lacerda Sinop e Tangará da Serra.

Em Primavera, o campus da UFMT, por exemplo, tem matriculado cerca de 250 acadêmicos para um volume global de aproximadamente 2 mil universitários em todo o campis.

Movimento no sentido de implantar um campus da Universidade do Estado de Mato Grosso teve inicio em 1999, porém em 2006 esta possibilidade aumentou gradativamente em função do crescimento da densidade demográfica e necessidade de qualificação profissional para suprir deficiências mercadológicas.

Conforme o deputado Riva (PP) a implantação de um campus da Unemat na cidade de Primavera do Leste abre condições de a sociedade ser beneficiada com que o estado tem de melhor a oferecer. “A Unemat tem desenvolvido um grande papel para a formação de cidadãos no Mato Grosso com seus cursos amplamente gabaritados. O trabalho do professor Taisir nesse sentido é indiscutível”, disse.

Indagado acerca do pleito para o sul do estado e das reais possibilidades de implantação Riva foi conciso. “Se ele não ampliou o arco de ação de campus em muitas outras cidades foi por dificuldades de orçamento. Acredito que a proposta para Primavera será consolidada, pois temos certeza da ampliação da sua receita, fato que eu e outros parlamentares estamos trabalhando para isto”, ressalta.

“Destinar recursos para a Educação não é gasto, é investimento” disse o co-autor da indicação, deputado Eliene Lima que faz da Educação com qualidade, sua bandeira de trabalho.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/312610/visualizar/