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Politica Brasil
Sexta - 10 de Março de 2006 às 17:36

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No próximo dia 17 deste mês, o Governo de Mato Grosso e parceiros realizam, na Assembléia Legislativa (Auditório 02), um workshop sobre ‘Desenvolvimento Região Brasil Central’. Serão discutidos temas relacionados à infra-estrutura, eixo setentrional e ferrovia Norte-Sul. A abertura será às 9h30, com uma palestra do secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot (‘Cenário Econômico na Área de Abrangência da Ferrovia’). O ciclo de palestras se encerra oficialmente às 19h30. Participam representantes dos Estados de MT, MS, GO, DF, MA, PA, TO, PI e RO.

Estima-se que 300 pessoas vão se cadastrar para o evento, que deverá reunir governadores, secretários (Indústria, Comércio e Agricultura), presidentes de Assembléias Legislativas, deputados federais, estaduais e senadores dos Estados enfocados nos trabalhos. Membros da Comissão de Infra-Estrutura da Câmara e Senado da República integrarão os debates acerca dos temas abordados pelos palestrantes. Prevê-se ainda a participação secundária de empresários, consultores, professores universitários, estudantes de engenharia e de administração.

A programação inclui palestras do consultor Paulo Rabelo de Castro (‘Economia Regional e Transporte’ – 10h35m); Richard Dubois (‘Estudo sobre a Logística do Brasil’ – 11h15m); Vande Lage Magalhães, da ANTT (‘Região Brasil Central e Infra-Estrutura para Desenvolvimento’ – 14h); Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo, Valec (‘Ferrovia Norte Sul’ – 15h); João Carlos Cavalcanti, Superintendência de Infra-Estrutura BNDES (‘O papel do BNDES no Desenvolvimento da Infra-Estrutura de Transporte’ – 15h15m); e Eduardo Martins, Elabore Consultoria (‘Meio Ambiente’ – 15h45m).

O workshop decorre de uma ação conjunta entre Governo de Mato Grosso, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e Sebrae/MT. Objetiva estabelecer o Termo de Referência para elaboração de um Plano capaz de identificar e priorizar projetos na área de transportes da Região Central do Brasil. Mais especificamente, o Plano tem por meta conscientizar os Poderes Executivo e Legislativo sobre a importância do desenvolvimento da região Brasil Central e a função estratégica do eixo Setentrional da Ferrovia Norte Sul, que liga Açailândia-MA, Miracema-TO – Santana do Araguaia – Vila Rica – Querência – Gaúcha do Norte – Lucas do Rio Verde-MT, beneficiando os estados de MT, TO, Sudeste (PA), Oeste (MA) e Sudoeste (PI).

O documento a ser elaborado com base nas discussões irá formular recomendações à ação governamental na área de transportes, com vistas à consolidação de projetos de cunho estratégico. Principalmente no que se refere à produção agropecuária e extrativa mineral, pela possibilidade de incorporação de novas áreas ao processo produtivo, nitidamente oferecendo novos horizontes quando se fala em alternativas nos segmentos ferroviário e rodoviário.

A ANTT entende que a ferrovia representa um escoamento mais ágil da produção, paralelamente trazendo reflexos positivos às regiões. Também forçaria, de forma automática, investimentos estruturais nas rodovias vizinhas, que se tornariam suportes extras para escoamento do eixo produtivo. Com o advento da ferrovia, automaticamente em cinco anos as estradas seriam viabilizadas/estruturadas, prevêem os técnicos da ANTT. A BR-163 se enquadra entre as malhas que tendem a ser beneficiadas.





Fonte: 24HorasNews

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