Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 06 de Março de 2006 às 13:33
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


O 1º Workshop sobre o Ordenamento da Fauna no Estado de Mato Grosso vai definir novas diretrizes para a gestão nessa área. As discussões começaram na manhã desta segunda-feira (06/02), quando o seminário foi aberto pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) com a participação do Juizado Volante Ambiental (Juvam), da Policia Militar Ambiental, Ibama, Universidade Federal de Mato Grosso e Organizações Não Governamentais (ONGs).

“Cada um deve assumir seu papel, pois os cuidados com a fauna hoje não podem se resumir só à área da pesca”, explicou o secretário-adjunto de Meio ambiente, Luiz Henrique Daldegan. Ele salientou questões graves que devem ser combatidas, como a biopirataria e o tráfico de animais silvestres. De acordo com Daldegan, a partir do workshop, que termina no próximo dia 08, a Sema irá realizar termos de cooperação técnica necessários para atuar na área.

O comandante da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso, tenente-coronel Gley Alves, informou que as mudanças na política ambiental do Governo do Estado, que colocaram a Polícia Militar mais presente nos municípios do interior, contribuirão para o ordenamento da fauna no estado. ”A presença dos policiais militares nos municípios que antes não eram fiscalizados pela PM possibilitará um cumprimento efetivo da legislação de proteção dos recursos faunísticos”, afirmou.

O comandante salientou que, antes da nova política, a polícia ambiental estava concentrada apenas na região da planície do Pantanal mas, a partir do mês de abril, haverá efetivo em todos os pólos do estado. Para isso, os comandos de cada região disponibilizarão 10% do seu efetivo para passar por uma capacitação na área ambiental, ainda este mês. “Esses policiais treinados serão convocados a atuar nas operações que envolvem o meio ambiente, sempre que for necessário”, explicou.

Até a próxima quarta-feira, as palestras e mesas redondas do workshop abordam temas como “A fauna e a competência de sua gestão” e “A tipificação e a punibilidade para crimes de fauna”.

O juiz do Juizado Volante Ambiental, José Zuquim, e a superintendente de Biodiversidade da Sema, Eliane Faquim, também participaram da abertura do evento.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/314724/visualizar/