Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 04 de Março de 2006 às 07:18
Por: Anthony Garotinho

    Imprimir


Quando assumimos o Governo do Estado, em 1999, pensamos no Rio de Janeiro como um todo. Trabalhamos arduamente para dissociar a idéia de que éramos apenas um pólo turístico e cultural. Por isso elaboramos um cronograma de ações integradas que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social. Realizamos obras que atingiram o número histórico de dez mil, em pouco mais de seis anos entre o meu governo e o da governadora Rosinha Garotinho. Foram investidos R$ 3,2 bilhões para melhorar a qualidade de vida dos fluminenses.

Todos os municípios receberam benfeitorias graças ao governo estadual. E, para fortalecê-los ainda mais, criamos o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem). O Padem contribuiu para prover as cidades de obras de infra-estrutura, construção de casas, creches, hospitais e aquisição de equipamentos para as prefeituras que não tinham como desenvolver projetos essenciais para beneficiar sua população.

A parceria é inovadora e simples: o governo do estado transfere dinheiro aos municípios mediante apresentação de projetos. Nos últimos anos, dezenas de convênios foram assinados com as prefeituras – elas arcam com apenas 5% do valor do projeto, e o Estado garante os 95% restantes. É um marco do modelo de administração pública implantado no Rio de Janeiro.

Os excelentes resultados alcançados em favor do desenvolvimento do interior demonstram que mecanismos político-administrativos como o Padem dão importante contribuição à causa municipalista no País. Inspiração permanente no nosso governo. O municipalismo é parte integrante da nossa visão de Brasil e de nossa atividade pública. Por isso, investimos, e muito, no interior fluminense. Porque a nossa experiência política nos leva a acreditar que um país só é forte quando tem municípios fortes em sua base. O empenho pelo fortalecimento dos municípios é indissociável da luta pela justiça social, pelo desenvolvimento e pela democracia.

*Anthony Garotinho, ex-governador do Rio de Janeiro, ex-secretário de Governo e de Coordenação do Estado (2004-2006) e ex-secretário de Segurança Pública (2003-2004). Foi prefeito de Campos (1989-1992/1997-1998), secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca (1993) e deputado estadual (1987-1988).





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/315134/visualizar/