Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 28 de Fevereiro de 2006 às 10:31

    Imprimir


As escolas de samba de Cuiabá vão desfilar hoje à noite na avenida Beira Rio, em Cuiabá, na passarela do samba. A festa está marcada para começar às 19h com o desfile das escolas Império do Sul, Água Dourada e Imperatriz Portuária, nesta ordem. Depois a animação ficará por conta da banda Extremus, DJ Rodrigue Chefe e Grupo Moçada.

Conheça mais sobre as escolas de samba de Cuiabá:

A Águia Dourada, que traz no seu enredo "Porto Alegria Sempre Vivinha", vai lembra e homenagear o antigo cordão "Sempre Vivinha". A Águia Dourada vai falar ainda do surgimento de Cuiabá e de suas navegações. A escola de samba Império do Sol vai levar para a avenida o enredo "Exaltação à Amazônia, o Pulmão do Mundo", com um samba-enredo que faz um alerta aos cidadãos sobre a devastação das florestas e as queimadas que vêm destruindo o maior santuário ecológico do mundo. Já a Imperatriz Portuária, atual campeã, vai levar ao público o enredo "Quatro Elementos e o Surgimento do Quinto". A intenção é tratar da criação do mundo.

Águia Dourada

Dois anos com a vice-liderança no Carnaval Cuiabano, a Escola de Samba Águia Dourada vai levar para avenida o samba enredo "Porto Alegria Sempre vivinha", sendo uma homenagem ao bloco Sempre Vivinha, que desfilava pelas ruas da cidade na década de 30 e que marcou o carnaval cuiabano.

A escola, que nasceu no bairro Eldorado, está utilizando materiais reciclados para a produção das fantasias e adereços e promete levar muita história para a avenida. Este ano, 400 pessoas vão desfilar e mostrar muito brilho e cor durante a noite do evento, mostrando a miscigenação da população cuiabana. O azul, o branco, o vermelho, o dourado e uma grande Águia vão registrar a presença da escola na avenida. Segundo o presidente da escola, José Corrêa de Paula, ainda há muito por fazer pelo carnaval cuiabano. "Ainda está pendente muita coisa. O governo municipal e estadual precisam incentivar mais as escolas e os blocos. Há muita gente boa de trabalho nesse meio", disse Zé de Paula.

A Águia Dourada terá dois carros alegóricos na avenida e promete desfilar com muita alegria e força de vontade em busca da vitória.

Império do Sol

A escola de samba Império do Sol vai levar para a avenida o enredo "Exaltação a Amazônia, o Pulmão do Mundo". A escola, com 10 anos de fundação, surgiu no bairro Jardim Industriário e vem alertar a população para a devastação das florestas e as queimadas que vêm destruindo a Amazônia. A escola volta a desfilar após dois anos sem concorrer no carnaval.

A Império do Sol passou cinco carnaval como vice-campeã e agora quer lutar pelo título. Moradores de diversos bairros da capital como Pedra 90, Osmar Cabral, Cidade Alta e Jardim Industriário participam de todos os trabalhos na escola de samba e prometem fazer um belo desfile.

De acordo com o carnavalesco Cícero Vital Santos, a escola com os seus 700 integrantes promete agitar os foliões que vão assistir ao evento. Com as cores de destaque sendo vermelho, amarelo, preto, branco, dourado e prateado, a escola também trará uma manifestação para a preservação da flora e da fauna. A bateria é formada por 140 pessoas, sendo a maior de Cuiabá. Segundo Vital, a porta-bandeiras e o mestre-sala são do Rio de Janeiro e vêm especialmente para o carnaval cuiabano. A escola terá cinco carros alegóricos que vão representar a devastação, as queimadas, os índios, a flora e a fauna.

Vital disse ainda que a verba proveniente do município demora demais para ser liberada fazendo com que os trabalhos retardem o processo de conclusão. "Uma parte dos recursos é liberada em forma de cartas de crédito, mas não é suficiente. Os órgãos públicos, os empresários, deveriam apoiar e incentivar mais a realização do carnaval cuiabano, para que ele não perca sua raiz", completou.

Imperatriz Portuária

A última escola a passar pela avenida será a campeã do carnaval de 2005, a Imperatriz Portuária. A escola de samba vai desfilar com 400 integrantes, levando ao público o samba-enredo "Quatro elementos e o surgimento do Quinto". O carnavalesco Francisco Matos Ruiz, o "Beto", afirma que a proposta é mostrar a criação do mundo por meio dos elementos água, terra, fogo, ar e o surgimento do quinto elemento que seria o amor.

Em seus seis anos de fundação, a Império do Sol já foi quatro vezes campeã. Quatro carros alegóricos e a bateria do bloco Boca Suja vão marcar a passagem da escola, que promete levar ainda muito misticismo para avenida. Fundada no bairro do Porto, a escola ainda vai homenagear alguns orixás, como por exemplo Iansã, que representa o fogo; Iemanjá, a água; e Baluaê, o fogo. "Os carros alegóricos são uma surpresa. Não podemos desvendar todos os mistérios. Só posso afirmar que o público que estiver presente vai adorar", afirmou Beto.

"O carnaval cuiabano poderia ser muito mais bonito e marcante do que é. Só está faltando mesmo é incentivo por parte dos governantes", observou o carnavalesco.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316121/visualizar/