Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 18:55
Por: Raymond Colitt

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, devem pedir um avanço na Rodada de Doha de negociações sobre o comércio global durante a visita de Estado de Lula ao Reino Unido no início de março, informou um importante oficial britânico.

"Certamente haverá discussões sobre a próxima rodada de conversações na OMC (Organização Mundial do Comércio)", disse à Reuters Lord Levy, conselheiro de Blair, depois de uma reunião com Lula na quinta-feira para ajudar a preparar a visita.

O presidente ficará hospedado Palácio de Buckingham, disse o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Lula participará de um jantar oferecido pela rainha Elizabeth 2a e de uma reunião com investidores, juntamente com o ministro de Finanças britânico, Gordon Brown.

A agenda inclui pautas como desenvolvimento sustentável, comércio, educação e saúde, disse Levy. Segundo ele, "houve uma excelente harmonia" e "uma consideração altamente pessoal" entre Lula e Blair.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o último chefe de Estado brasileiro a visitar a Grã-Bretanha, em 1997.

O embaixador do Brasil junto à OMC, Clodoaldo Hugueney, disse na quinta-feira que negociações sobre a reforma de subsídios agrícolas e o corte de tarifas em bens manufatureiros podem render resultados até o prazo final de abril e levar a um entendimento sobre um pacto comercial mais amplo.

A rodada começou há mais de quatro anos em Doha, Qatar, e viu inúmeros prazos serem desrespeitados. Países se esforçam para concordar com uma estrutura para diminuir barreiras de comércio globais, particularmente na agricultura.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316882/visualizar/