Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 24 de Fevereiro de 2006 às 14:31
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


O Espaço Cidadania João Paulo II, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, terá um posto avançado de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Um convênio neste sentido foi assinado hoje (24/02) entre o primeiro-secretário da Casa, deputado José Riva (PP) e o presidente em exercício do TRE, desembargador Antônio Bitar Filho. O posto terá caráter de Cartório Eleitoral.

A unidade avançada do TRE na AL terá a mesma modalidade da existente no ‘Ganha Tempo’, único em funcionamento, localizado na Praça Ipiranga, em Cuiabá. Nesta unidade são feitos cerca de trezentos atendimentos por dia. A expectativa é superior para o Espaço João Paulo II.

“A AL já firmou convênio com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e existem previsões de curto prazo para manutenção com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Sistema Nacional do Emprego (Sine), Defensoria Publica, atendimento de Assistentes Sociais entre outros”, afirmou Riva.

“O objetivo entre AL e TRE é descentralizar, nos cartórios e no próprio Tribunal, a emissão de títulos eleitorais, transferências e 2ª via. Isto vai propiciar conforto sem onerar o bolso do cidadão que quer exercer sua cidadania”, explica Edemar Adams –secretário-geral da AL. Durante a reunião com o deputado José Riva, o desembargador Antonio Bitar mostrou a preocupação em realizar uma campanha de conscientização ao eleitor para não votar em branco ou anular o voto. Uma novidade, como intenção de Bitar, é instituir, para as eleições deste ano, o ‘Mesário Voluntário’.

Conforme ele, atualmente há uma obrigação quando o cidadão é convocado. Mas muitos preferem pagar multa a comparecer a sessão de votação, o que causa grandes transtornos. Com a medida, quem se compromete a comparecer, voluntariamente, jamais faltará, e terá como contrapartida dois dias de folga no seu campo de trabalho.

Na solenidade, Bitar sugeriu a Riva uma parceria para a divulgação e envolvimento na entrega de mais de 143 mil novos títulos eleitorais somente em Cuiabá. Em Várzea Grande, são 80 mil. Este montante se refere ao remanejamento de zonas que provocou a reimpressão de 389 mil títulos. Na capital havia 11 zonas, sendo reduzidas para seis.

“A Assembléia é a casa da cidadania, e nós somos a casa da democracia” comparou Bitar, se referindo a disponibilidade de Riva na empatia pelo convênio. O desembargador, considerando a grande simpatia do deputado progressista, se comprometeu, como retribuição, a uma nova marca para o pleito de 2006. “Depois de tanto receber, nossa contrapartida será - como testemunha minha equipe e a imprensa - apurar os votos deste ano até as 22 horas”, garante.





Fonte: Da Assessoria AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/316946/visualizar/