Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 23 de Fevereiro de 2006 às 11:00
Por: André Xavier

    Imprimir


São Félix do Araguaia, MT - Mais 71 famílias de pequenos agricultores das vilas rurais Zeca da Doca e Tia Irene, em São Félix do Araguaia (1.200 Km a Nordeste de Cuiabá) recebem daqui a pouco, em solenidade com a presença do governador Blairo Maggi, lotes de terra e casas nos assentamentos do projeto "Nossa Terra Nossa Gente".

Uma das que esperam agradecer ao governador pessoalmente é a assentada Raimunda Cleonice Cardoso, que batizou a sua “chacrinha” na Vila Zeca da Doca de "Jardim do Éden", cumprindo uma antiga promessa. Para ela, que vivia de fazenda em fazenda com o marido doente levantando palhoças ou barracos de papelão, ser contemplada no projeto Nossa Terra Nossa Gente é a realização de um antigo sonho.

“A gente morava nas terras dos outros e às vezes tinha que aceitar até humilhação, mas eu rezava todos os dias para ganhar uma terrinha e fiz uma promessa que se eu ganhasse ela ia esse chamar “Jardim do Éden” e já fiz o jardim vou melhorar ele e quero mostrar para o governador. Aqui eu já estou produzindo e quero agradecer muito a todos pela minha felicidade”, disse. Raimunda Cleonice mora com o marido adoentado, Pedro Cardoso Muniz, quatro filhos e três dos sete netos e já produz banana e mandioca no seu abençoado “Jardim do Éden”.

O senhor José Menezes de Araújo é outro entusiasta do projeto e diz com satisfação e orgulho que foi ele mesmo, com a ajuda de seus dois dos cinco filhos, que construiu a “casinha”. José está pensando alto a enumerar as culturas que vai desenvolver. “Já plantei 500 mudas de mandioca e feijão e vou plantar 400 de abacaxi, 75 mudas de cana”, afirmou.

O mesmo sentimento de reconhecimento e gratidão tomou conta de Feliciano Dias Torres, outro contemplado com uma propriedade no assentamento. Segundo ele, que mora com os dois filhos, a casa já foi ampliada com mais cômodos. “Eu comprei mais mil tijolos e aumentei ela”, diz, contente. Ele observou que já tem 600 pés de abacaxi, caju, figo, manga, além de uma horta na sua propriedade. Comitiva

O governador Blairo Maggi desembarca na manhã desta quinta-feira (23.02) no município para cumprir uma extensa agenda de compromissos. Logo depois de chegar a São Felix do Araguaia, o governador segue para a inauguração de 50 casas do programa Meu Lar Casa Fácil, construídas pelo Governo do Estado em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Em seguida, ele entrega as chaves de 56 casas a famílias de pequenos produtores na Vila Rural Zeca da Doca e visita as obras de ampliação do Centro de Saúde – Hospital Referência e logo depois entrega as chaves de mais um assentamento rural do Nossa Terra Nossa Gente. Na seqüência ele inaugura a Feira do Produtor Rural, assina termos de autorização para início das obras de reforma da Escola Estadual Governador José Fragelli e para a construção de uma Escola Estadual Indígena. O governador inaugura mais 40 casas do programa Meu Lar/Bolsa Material de Construção (BMC) e deve visitar o projeto "Olaria", de criação de peixes em tanque. Depois do almoço, Maggi segue para o município de Serra Nova Dourada, onde também inaugura obras.

Maggi vai inaugurar uma rede de energia elétrica local e também a Casa das Associação das Margaridas do Araguaia. A Casa foi adquirida junto com a propriedade, que se transformou em assentamento e abriga quatro máquinas de costura industriais onde as mulheres da associação ganham mais uma alternativa de renda com a produção de roupas e pequenas peças de artesanato a serem comercializadas durante a temporada de praia do município.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/317291/visualizar/