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Politica Brasil
Segunda - 13 de Fevereiro de 2006 às 08:27
Por: JoãoCarlo Caldeira

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Os conceitos de escola, ensino, aprendizagem e educação nunca mais foram os mesmos desde a criação e uso da internet e da nova tecnologia digital. Por mais polêmicos que sejam os debates provocados pelo impacto das novas tecnologias na educação, não há como negar que houve um avanço e uma mudança radical nos métodos e na filosofia das instituições de ensino. Felizmente, Mato Grosso caminha na direção do progresso e do avanço através da inclusão digital, aquém do necessário, mas em direção ao futuro, mesmo que de maneira silenciosa.

Nos últimos cinco anos a Caixa Econômica Federal investiu cerca de R$ 90 mil na implantação de oito centros de inclusão digital em nosso estado, doando 90 computadores para equipar as salas de informática, localizadas em sua maioria, nas escolas da periferia de Cuiabá e Várzea Grande.

A Secretaria de Trabalho Emprego e Cidadania (Setec), inaugurou recentemente a 16ª unidade de inclusão digital de Mato Grosso, implantada no Centro de Múltiplo Uso do município de Novo Horizonte do Norte.

Declaração do prefeito Júlio Pereira Neves, de Novo Horizonte: ¨Esse é o único local da cidade onde a comunidade tem acesso a internet. Para aqueles que não tem computador em casa, esse é o único contato com o mundo da informática¨.

As outras unidades de inclusão digital funcionam no Hospital Universitário Júlio Muller, Ganha Tempo, Hospital do Câncer, AACC e Palácio da Instrução, em Cuiabá; fábrica de refrigerantes Marajá e bairro Água Vermelha em Várzea Grande; e nos municípios de Diamantino, Jangada, Terra Nova do Norte, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Campo Novo dos Parecis e Porto dos Gaúchos.

O projeto Conexão Escola da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) implantou 123 Laboratórios de Informática (LIs) nas escolas estaduais, nos últimos três anos. Foram adquiridos 956 computadores e 256 impressoras para serem utilizados pelos alunos em todo o estado.

Outros 643 computadores e 409 impressoras equiparam os 12 Centros de Atualização e Formação dos Professores (Cefapros). De acordo com a Assessoria da Seduc, mais 74 Laboratórios de Informáticas (LIs) serão instalados em escolas Mato-grossenses em 2006, totalizando 197 escolas estaduais, das 633 existentes. Nesta semana, a Universidade de Cuiabá-UNIC está inaugurando o primeiro Campus Universitário totalmente informatizado dentro de um Shopping Center em Mato Grosso. Localizado no Pantanal Shopping, o novo campus (sonho de qualquer educador), abrigará inicialmente 13 salas de aulas equipadas com ar condicionado central, projetor de slides (Data-show), quadro branco especial, tela de projeção, sistema de som e microfone stéreo, computador na mesa do professor e acesso à internet via wireless (sem fio).

As novas tecnologias e a inclusão digital estão transformando não apenas as escolas de Mato Grosso, mas a vida das crianças, jovens e educadores. Além disso, estão sepultando a velha escola tradicional, baseada no monólogo ou na autoridade de um professor que fala horas diante de uma classe de 30 ou 40 jovens ou crianças entediadas, com um conteúdo quase sempre desatualizado e maçante. Mato Grosso já pode se orgulhar de participar da revolução silenciosa que a tecnologia digital pode oferecer, como ferramenta extraordinária para a aprendizagem e a educação na sociedade da informação.

João Carlo Caldeira Empresário, jornalista e professor universitário. E-mail: joaocmc@terra.com.br 09/02/06.




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