Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 25 de Janeiro de 2006 às 16:34

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, reiterou nesta quarta-feira (25.01) que o Governo do Estado manterá parcerias com os Municípios a fim de promover o desenvolvimento econômico e a inclusão social em todas as regiões do Estado, independente da sigla partidária de seus gestores municipais.

Para tanto, estão sendo executados e serão ampliados programas como o MT Regional, o MT Florestal, consórcios intermunicipais, entre outros, cujo sucesso dependerá do esforço de lideranças políticas, empresarias, produtores e de toda a sociedade. Vettorato assegurou a prefeitos e secretários municipais de agricultura e meio ambiente, durante palestra na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que o pontapé para o desenvolvimento sustentável começa a partir da definição das cadeias produtivas locais e da organização dos próprios gestores públicos, a exemplo dos consórcios municipais.

Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Seder, em parceria com a AMM, o plano de desenvolvimento regional baseado nas atividades econômicas locais já beneficia 39 Municípios com os consórcios intermunicipais implantados a partir do ano passado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. São 13 Municípios no Vale do Rio Cuiabá, 11 na região do Alto Rio Paraguai e 15 no Sul do Estado.

“Eu realmente comprei a idéia por que é a forma mais produtiva dos Municípios se relacionarem com o Estado”, disse Vettorato, que fez uma apresentação do funcionamento dos consórcios e do MT Regional. Os consórcios têm como finalidade fomentar a economia nas regiões para promover o desenvolvimento econômico e social dos Municípios de forma sustentável, diminuindo as desigualdades regionais, mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo.

Visa ainda a aumentar o número de postos de trabalho e a renda da população, além de incrementar a arrecadação dos municípios e melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Temos que procurar o desenvolvimento regional como um todo. O Governo vai ao encontro dessas demandas levando uma certa infra-estrutura, facilitando o trabalho com os Municípios”, afirmou o secretário durante o 1º Encontro de Dirigente Municipais de Agricultura e Meio Ambiente que se encerra nesta quinta-feira, na AMM.

No encontro, Vettorato falou ainda do MT Regional, programa que levará oportunidade de desenvolvimento para todas as regiões num esforço conjunto de várias secretarias, entre elas a Seder, Planejamento (Seplan), Ciência e Tecnologia (Secitec), Emprego e Cidadania (Setec), entre outras. “É um programa que se dispõe a trabalhar em conjunto”, destacou o secretário. A prioridade do MT Regional é a organização de um programa único de Estado para o desenvolvimento local e regional com agregação de renda, trabalho, inovação e competitividade das cadeias produtivas.

Associado a parceiros privados e públicos, Municípios, produtores rurais, agroindústrias, lideranças e comunidade em geral, a meta do programa é desenvolver ações integradas para promover o desenvolvimento sustentável, conservação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente. Também participaram da abertura do evento os secretários-adjuntos da Seder, Manoel Rodrigues Palma (Gestão e Agroinegócio), Jilson Francisco da Silva (Agricultura Familiar) e o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Jair Mariano.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322689/visualizar/